natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
O Instituto C&A e a Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME) são parceiros na realização do projeto Paralapracá, que tem como finalidade contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças que frequentam instituições de educação infantil (creches e pré-escolas), por meio de duas linhas de ação articuladas e complementares: a formação continuada de profissionais da educação e o acesso a materiais de qualidade, tanto para as crianças quanto para os professores.
Com o intuito de apresentar mais detalhes do funcionamento e a importância do projeto Paralapracá em Natal e em outros quatro municípios, e também a importância da divulgação desse trabalho na imprensa regional, para mostrar a relevância com que o Instituto C&A e a Prefeitura do Natal tratam a questão da educação infantil, aconteceu nesta terça-feira (7) um encontro com os assessores de comunicação dos quatro municípios e a equipe do Instituto.
O encontro foi realizado na sala 09, do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), com a participação de Janine Schultz e Patrícia Lacerda do Instituto C&A; de Sheila Perreira e William Crispim, assessores do Instituto por meio da RP1 Comunicação; de Mônica Samia, coordenadora da organização formadora AVANTE – Educação e Mobilização Social; de Janaina Farias, assessora de comunicação de Maceió; Clara Albuquerque, assessora de imprensa de Olinda; de Allan Kardec, assessor da Prefeitura de Maracanaú e das assessoras de comunicação da SME, Jacqueline Serafim e Ana Flávia Menezes e o repórter fotográfico Adrovando Claro.
Durante a reunião teve a apresentação dialogada do projeto Paralapracá, uma explanação do plano de comunicação, momentos de troca de experiências entre os assessores e conversas para esclarecer dúvidas sobre o projeto. Já no período da tarde, a equipe de jornalistas e do Instituto C&A, realizaram a vivência da aplicação do projeto, por meio da visita ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Padre Sabino Gentille, que fica situado no Conjunto Parque das Dunas II, bairro Pajuçara.
Na unidade de ensino em Natal, os visitantes conheceram a rotina das crianças do CMEI; visitaram as salas de aulas e berçários; conheceram toda a estrutura física da escola; observaram as atividades desenvolvidas pelas crianças como a alimentação, o banho, o lazer, as brincadeiras e os diversos trabalhos realizados do projeto Paralapracá. As crianças realizaram apresentações de cordéis, cirandas, contação de histórias e poesias, encantando o público visitante. O CMEI Padre Sabino possui 268 alunos matriculados, na faixa etária dos seis meses aos cinco anos e onze meses, com turmas de berçários I e II e níveis I ao IV.
A assessora Sheila Perreira, da RP1 Comunicação, agradeceu o apoio de toda a equipe da Assessoria de Comunicação, da SME Natal, na organização do encontro com os assessores de imprensa envolvidos com a divulgação do projeto do Instituto C&A. “Estamos muito felizes com o resultado do encontro e acreditamos que abrimos um canal de comunicação e de troca de experiências importantes para todos”, disse.
A assessora de Maceió, Janaina Farias, afirma que “o encontro serviu para ajustarmos a difusão do processo de divulgação do projeto Paralapracá, bem como conhecermos um pouco do trabalho realizado pela assessoria de imprensa do Instituto C&A e as experiências do trabalho de assessoria das regiões envolvidas. Na oportunidade, conseguimos pontuar os principais elementos no que se refere à geração de conteúdo para a produção de pauta sobre o projeto”. A assessora avaliou ainda a visita ao CMEI Padre Sabino. “Percebi que as coisas acontecem com qualidade e que a proposta de melhoria do atendimento às crianças em Natal está dentro da expectativa do projeto Paralapracá. Tudo é feito com muito carinho. Todos os envolvidos nesse processo estão de parabéns”, elogiou Janaina.
Para a assessora de Olinda, Clara Albuquerque, o encontro foi proveitoso e prazeroso. “Foi de grande importância entrar em contato com os assessores de imprensa dos outros municípios do ciclo II pertencentes ao projeto e trocar experiências sobre a maneira como seus trabalhos vêm sendo desenvolvidos. Acho que o grande ganho deste encontro é podermos continuar integrando esse contato para as próximas pautas. A visita ao CMEI nos deu uma visão prática sobre a aplicação do projeto, em Natal, possibilitando uma experiência concreta de que é um projeto capaz de transformar vidas”, concluiu.
Também acompanharam a visita dos jornalistas e a equipe do Paralapracá ao CMEI, a diretora do Departamento de Educação Infantil (DEI/SME), Mariza Guerra, a chefe do Setor de Ações e Projetos do DEI, Sirleide Silva de Oliveira, a assessora Elaine Cristina, a coordenadora pedagógica, Rita Samuel Bezerra, a gestora Maria Hildenira e a vice-diretora Edna Morais.