natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Com objetivo de discutir “Os desafios na Implementação da Política da Pessoa com Deficiência: a transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comude), com o apoio da Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Semtas) promoveu nesta terça-feira, 18, no salão de eventos do Imirá Plaza Hotel, a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A solenidade contou com a apresentação do Grupo Esperança Viva, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN). O grupo de flautistas, formado por deficientes visuais, tocou músicas internacionais, samba e forró.
A mesa de abertura da III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi formada pela secretária da Semtas, Ilzamar Pereira; o presidente do Comude, Fernando Gaburri; o vice-presidente do Comude, Joiram Medeiros; a presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Márcia Guedes e a presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Sibele Morais.
Para o presidente do Comude, Fernando Gaburri, o momento é de suma importância. “Estamos aqui para trazer a nossa contribuição municipal para levarmos a Conferência estadual”.
A titular da Semtas, Ilzamar Pereira, destacou que: “É importante considerar que o aumento da acessibilidade por si só, não é suficiente. Ao eliminar barreiras físicas, ainda sobram muitas barreiras sociais a serem removidas: o preconceito e a falta de informações são as mais graves. Destarte, as ações de aumento da acessibilidade devem ser acompanhadas de outras, que garantam o acesso, também, dessas pessoas à educação, lazer, cultura, saúde e emprego. Ela acrescentou que “É o encontro de ideias, de consensos e contradições reflita a dinâmica do momento histórico que vivemos e contribua para trilharmos caminhos que nos levem juntos a uma sociedade com mais igualdade”.