Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

28/09/2015 13:30
  • Semurb fará diagnóstico de problemas ambientais no Rio Pitimbu
Assessoria Semurb/Wellison Felipe

No ultimo sábado, 26, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo promoveu um mutirão de limpeza no Rio Pitimbu nas proximidades do bairro Planalto, região Sul de Natal, no local conhecido como Prainha. Ação foi alusiva ao dia mundial de limpeza dos rios e praias, comemorado no dia 19 de setembro, e contou com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pitimbu, Horto Florestal Pitimbu, Guarda Ambiental de Natal (GAAM) e da Coca-Cola Brasil.

 

O mutirão reuniu cerca de 80 pessoas e coletou cerca de 150 kg de lixo que estava às margens do rio. Além da coleta, foram plantadas 100 mudas de árvores nativas às margens do rio e a fixação de placas com mensagens de preservação ao rio. As crianças do projeto Agente Mirim Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Amana) também participaram do mutirão e auxiliaram na limpeza do rio.

 

O secretário da Semurb, Marcelo Rosado, destacou a importância de ações como essa na promoção de uma consciência coletiva. Ele explicou que a população precisa saber da importância do rio para o abastecimento da cidade. “A Lagoa do Jiqui é responsável por ajudar na diminuição do nitrato na água que consumimos em Natal. Então, se essa água fica comprometida, a população ficará prejudicada”, apontou.

 

Rosimeire Dantas, bióloga e integrante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pitimbu, explica que algumas nascentes do rio estão secando e que preservar o que temos é importante para que no futuro não venhamos a ter graves consequências.

 

Segundo chefe do Setor de Fiscalização Ambiental da Semurb e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pitimbu, Leonardo Almeida, toda a extensão do Rio Pitimbu está poluída e precisa urgente de políticas para a preservação. Ele ressalta que já existem planos de recuperação, mas pouca coisa foi feita nesse sentido. O importante é que a população tenha consciência de que esse papel social deve ser exercido por todos.

 

Leonardo explica que o Setor de Fiscalização da Semurb vai fazer um diagnostico para mapear os principais problemas da faixa do rio pertencente ao município de Natal, e assim, desenvolverem politicas de preservação mais específicas.

 

A bacia do Pitimbu possui uma área de 128,76 km, sendo uma zona de preservação ambiental (ZPA-3). Além de Natal, o rio percorre mais dois municípios: Macaíba e Parnamirim. Com seus 34 km de extensão, ele nasce na comunidade Lagoa Seca, em Macaíba até chegar a Lagoa do Jiqui, em Parnamirim e abastece cerca de 30% da capital potiguar.




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css