natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
“Trazer a música enquanto elemento pedagógico para dentro da escola é uma oportunidade única e o Ferreira Itajubá tem esse privilégio de ter uma escola de música, que é atuante o ano inteiro”, afirmou o diretor pedagógico Rosemberg Mota, durante a abertura da “Semana de Música” que acontece na Escola Municipal Ferreira Itajubá, dentro das atividades do Projeto Escola de Música Severino Cordeiro (EMUSCO), que funciona na unidade de ensino há 13 anos.
O evento segue até a sexta-feira (13) com a participação dos alunos e professores e com abertura para a comunidade no último dia. Na programação uma sequência de apresentações “Masterclasses”, e oficinas abertas para os alunos da instituição e de outras unidades de ensino da comunidade.
De acordo com a coordenadora do Projeto Escola de Música Severino Cordeiro, Maria José Sarmento, um dos objetivos principais é oportunizar conhecimento e incentivar o surgimento de novos músicos. “A música faz parte da prática pedagógica diária dessa escola. Foi uma ousadia nossa e de todos os professores que participam do Projeto, que estão trazendo a experiência da graduação e do curso técnico da Universidade, para a escola. Também convidamos músicos de fora para trocar experiências e acrescentar conhecimento. Como é belo trabalhar com a música e com a arte”, declarou Maria José.
Na segunda-feira (09), um grupo de alunos participou do ‘Masterclasse de Trompete’, realizado pelo professor Márcio Borges (EMUSCO/EMUFRN) e o monitor Gilmário dos Santos. Durante a aula, o professor Márcio Borges, afirmou que o objetivo é estudar o trompete e depois já tocar o instrumento. Na sequência, iniciou o ‘Masterclasse de Flauta Doce’ com o professor e flautista Carlos Zens e o professor Rener Fraga e uma turma de 30 alunos.
Carlinhos Zens, como é mais conhecido, apresentou para os alunos parte da sua coleção de flautas, de vários povos e regiões do Brasil e do mundo, como da Índia, China, México, Noruega, entre outras. Também interagiram e tocaram juntos. “Quero que os alunos aprendam não só a arte de tocar, mais que eles possam até fazer a sua própria flauta. Uma semana como essa vai despertar mais a consciência musical dos alunos. Nós somos a semente de possibilidades, trazendo a cultura, música, despertando o conhecimento, e que a música seja um complemento do ensino tradicional”, disse.
A aluna Jeovana de Almeida Tinoco, de nove anos, afirmou que entrou no Projeto no ano de 2014 e que gosta bastante de música. “A música é a minha paixão. Tenho o desejo de ser uma flautista famosa e de destaque. Eu aprendi a tocar flauta muito rápido. Escolhi esse instrumento porque acho muito bonito e mais suave”, contou a estudante.
Já Maísa Oliveira Soares, de dez anos, aluna do 4º ano, explicou como conseguiu entrar no projeto de música. “Queria muito aprender a tocar algum instrumento, com isso resolvi me escrever para entrar no Projeto, no ano de 2013. Me encantei com a flauta. Quando estou tocando, tenho uma sensação boa e também me divirto e acho muito legal”, disse.
Ainda no primeiro dia, a programação contou com a apresentação do Quinteto de Metais do EMUSCO; o ‘Masterclasse de Violino’ com o professor Railton Hugo e o monitor Edenilson Souza e a apresentação do Grupo de Dança Hip Hop. O aluno Caio Oliveira, de dez anos, estava bastante concentrado assistindo a apresentação do Quinteto de Metais. “Estou encantado com a apresentação dos músicos. Eles tocam muito, gostei demais”, afirmou.
A Semana de Música conta com a participação de nomes importantes no cenário musical da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como o mestre Anderson Pessoa (saxofonista), mestre Gilvando Pereira “Azeitona” (trombonista), Carlos Zens (flautista), Enéas Albuquerque, da Orquestra Sinfônica do RN, Stallone Terto (guitarrista), além de apresentações da GRUPEC-UFRN, Big Band Jovem – UFRN e outros convidados.
Titular da SME prestigia Semana de Música na Escola Ferreira Itajubá
A música “O sol” do compositor Antônio Júlio Nastácia e reconhecida na voz do vocalista Rogério Flausino, da banda mineira Jota Quest, ganha uma interpretação infantil, na voz dos alunos do coral da Escola Municipal Ferreira Itajubá. Eles se apresentam dentro da programação da Semana de Música, promovida pela unidade de ensino, que sedia como projeto, a Escola de Música Severino Cordeiro (EMUSCO). O evento acontece até sexta-feira e abre espaço para alunos, comunidade e músicos convidados da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Orquestra Sinfônica do RN.
Na manhã desta terça-feira (10), a titular da Secretaria Municipal de Educação de Natal, professora Justina Iva de Araújo Silva, foi prestigiar o evento e destacou a importância da musicalização nas unidades de ensino da rede municipal.
“É uma atividade extremamente importante. A música, além de sensibilizar, proporciona uma formação de hábitos salutares. Está comprovada cientificamente que a música é também terapia”, afirmando ainda que a formação musical disciplina, sensibiliza e ainda ajuda na resolução de questões emocionais.
Aos 10 anos, Davi Ribeiro decidiu aprender um instrumento musical. Desde o início do ano, ele estuda flauta doce na EMUSCO. “É bom ficar inspirado pela música. Eu já aprendi a tocar “Asa Branca” e a 9ª Sinfonia de Beethoven”, lembrando que já foi se apresentar em outra escola como convidado. “Eu quero continuar estudando no futuro”, afirma Davi.
Aluno do curso técnico de música da UFRN, Railton Campelo é voluntário no projeto e ensina violino aos estudantes. “Eu sou professor da oficina de violino. Faço a iniciação dos alunos aos instrumentos de corda”, contando todo satisfeito, que foi encarregado de desenvolver uma orquestra de câmara, com violino, cello e viola. “Estou preparando esses alunos para o projeto da orquestra de câmara. Vai acontecer em 2016”, comemora.
Quem já executa a flauta doce com desenvoltura é Érika Yasmim Santos, de 11 anos. A menina que estuda o quinto ano do Ensino Fundamental, disse que se apaixonou pelo instrumento, mas tem outros planos. “No próximo ano eu quero aprender a tocar flauta transversal, pois no futuro eu quero ser famosa”, sentencia.
Para a diretora administrativa da Escola Municipal Ferreira Itajubá, a professora Valdilene Hipólito Ramalho, existe uma mudança de comportamento nos alunos que participam do projeto da escola de música. “Percebemos uma mudança até mesmo na aprendizagem. Eles se identificam com a música e neste momento, olham diferente para a escola”, afirmando que os alunos se sentem valorizados e com uma melhor autoestima.
A Escola de Música Severino Cordeiro (EMUSCO), é um projeto de música desenvolvido com crianças e adolescente, alunos do bairro das Quintas, desde abril de 2002. A Escola funciona em prédio anexo à E.M Ferreira Itajubá, na Rua dos Pegas S/N Quintas, Natal. O espaço dispõe de seis salas de aulas, totalmente adequadas às suas ações, com capacidade de atender em média 350 alunos.
O projeto é coordenado pela professora Maria José Sarmento, que comentou da importância da musicalização, e da relação permanente com o aprendizado teórico e prático. “Os alunos vivenciam aulas de teoria e prática. O conteúdo de sala de aula ganha um reforço. Eles se mostram mais interessados”, destaca.
SEMANA DE MÚSICA – Programação
Terça-Feira (10/11)
Masterclasse de Clarinete
Horário: 8h às 9h
Professor: Enéas Albuquerque – Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN)
Masterclasse de Flauta Transversal
Horário: 10h às 11h
Professor: Edyelwys Lenon – UFRN
Masterclasse de Trombone
Horário: 14h às 15h
Professor: Mestre Gilvando Pereira (Azeitona) – EMUFRN
Apresentação: Big Band Jovem – EMUFRN
Horário: 16h às 17h
Quarta-Feira (11/11)
Oficinas Musicais (Flauta Doce, Violão, Trompete e Canto)
Horário: 8h às 9h
Masterclasse de Saxofone
Horário: 9h às 11h
Professor: Mestre Anderson Pessoa – EMUFRN
Apresentação: Quarteto de Trombone – EMUFRN
Horário: 16h às 17h
Quinta-Feira (12/11)
Masterclasse de Violão
Horário: 8h às 9h
Professor: Sydney Xavier- EMUSCO
Palestra: Música de Câmara
Professor: Jader Andrade
Horário: 9h às 10h
Masterclasse de Guitarra
Horário: 10h às 11h
Professor: Stallone Terto
Oficinas Musicais (Percussão, Saxofone e Contrabaixo Elétrico)
Abertura: Street Band (EMUSCO)
Horário: 14h às 15h
Apresentação: GRUPEC – EMUFRN
Horário: 16h às 17h
Sexta-Feira (13/11)
Apresentação dos alunos de Flauta Doce
Horário: 8h às 9h
Professor: Rener Fraga – EMUSCO
Apresentação: Grupo de Cordas
Horário: 10h às 11h
Apresentação: Filarmônica Reis Magos
Horário: 14h30 às 15h30
Apresentação: Banda de Música Severino Cordeiro
Horário: 16h30 às 17h30