Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

27/11/2015 11:29
  • Alunos da Escola Francisco de Assis Varela Cavalcante são medalhistas na “Operação Cisne Branco”
Manoel Barbosa

Três alunos da Escola Municipal Professor Francisco de Assis Varela Cavalcante, se destacaram no concurso “Operação Cisne Branco”, promovido pela Marinha do Brasil. A unidade de ensino localizada no bairro do Guarapes, Zona Leste de Natal, foi uma das 50 escolas localizadas no Rio Grande do Norte, inscrita no certame, numa disputa que reuniu oito mil alunos.

A “Operação “Cisne Branco” consiste na produção de textos com temas voltados para o Poder Marítimo e tem como objetivo incentivar alunos da rede pública desenvolverem o interesse pela leitura e escrita, além de despertar o desejo por assuntos ligados ao poder e a história naval brasileira.

O concurso aconteceu nas escolas sob a coordenação dos professores de Língua Portuguesa, e avaliação da equipe de Comunicação da Marinha do Brasil. O conteúdo das redações foi voltado para história do poder marítimo, com tema específicos para os ensinos Fundamental e Médio, sendo necessária a construção do texto com criatividade, objetividade, domínio da linguagem em um texto de no mínimo 20 linhas e no máximo 40.

Para a professora de Língua Portuguesa Corina Medeiros, a iniciativa da Marinha do Brasil em abrir espaço para os alunos da rede pública é de extrema importância. “É um incentivo à leitura e escrita, além da valorização da autoestima dessas crianças”, declarou.

Mayara Silva, 16 anos, Micaele Garcia, 11 anos e Júlio Cesar Pereira, 12 anos ganharam a disputa dentro da escola recebendo as medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente. Eles representaram a unidade de ensino na disputa nacional. A diretora pedagógica Claudia Duarte, afirma que a sensação é de dever cumprindo. “É maravilhoso ver o reconhecimento da comunidade escolar e acima de tudo a evolução dos alunos”, concluiu.

Júlio Cesar Pereira foi premiado com a medalha de prata, e falou da importância do concurso para sua vida. “Estou muito feliz. Estou me sentindo o máximo. Além da valorização do meu texto, também descobri coisas fantásticas sobre o poder naval. Antes não tinha a menor ideia da existência, hoje sei a dimensão da importância deles, e isso levarei para vida”, declarou.

A professora de Língua Portuguesa, Corina Medeiros, disse que o resultado dessa participação deixou toda escola em estado de felicidade. “Fico feliz em saber que os projetos de incentivo à leitura e escrita surtiram efeito”, comemorou.

A secretária municipal de Educação professora Justina Iva de Araújo Silva, foi representada pelo chefe do Setor de Cultura, Eventos e Desporto João Pessoa, que destacou a magnitude do evento. “É maravilhoso essa valorização da educação. Esse processo incentiva e faz do aluno protagonista de um momento de aprendizado”, disse.




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css