Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

14/01/2016 09:09
  • Natal sediará evento sobre cidades inteligentes e humanas

Natal sediará, nos dias 16 e 17 de fevereiro, um evento que marcará a operacionalização do acordo bilateral entre governo brasileiro e União Europeia, dentro do contexto das Cidades Inteligentes e Humanas. Para trabalhar a organização do evento e manter contatos oficiais, está na cidade o professor doutor Álvaro de Oliveira, da Universidade Aalto Helsinki (Finlândia), que é Consultor Sênior do Banco Mundial na área de Inovação, Living Labs, TICs e Cidades Inteligentes e Humanas e coordena a Rede de Human Smart Cities.

Natal integra à Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, numa parceria entre a Prefeitura Municipal e a Universidade Federal (UFRN), por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento e o Instituto Metrópole Digital (IMD). Às 16h desta quinta-feira, 14, o prefeito Carlos Eduardo recebe em audiência o professor Álvaro Oliveira e a secretária do Planejamento, Virgínia Ferreira.

O projeto Cidade Inteligente e Humana tem por objetivo promover a cooperação no conhecimento e inovação, por meio de ações integradas para o desenvolvimento de soluções urbanas inovadoras, como segurança pública, mobilidade urbana, turismo, saúde, educação, entre outras áreas.

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) foi encarregada, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), de realizar o evento de Natal em parceria com a Comissão Europeia. O evento, que leva o nome de Brasil - EU Cooperation on Human Smart Cities and FIWARE Workshop, visa definir um Plano de Ação para Desenvolvimento de Soluções para Cidades Inteligentes e Humanas usando, como infraestrutura comum, o FIWARE.

O plano deve sugerir uma série de ações a serem realizadas pelo governo brasileiro em parceria com a Comissão Europeia, para fomentar projetos e iniciativas no âmbito de Cidades Inteligentes e Humanas. O uso de uma infraestrutura comum facilitará o desenvolvimento e interoperabilidade das soluções.