Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

25/07/2016 17:02
  • Secretários de Planejamento discutem pautas para Região Metropolitana de Natal

O Fórum dos Secretários de Planejamento dos Municípios da Região Metropolitana de Natal promoveu sua segunda reunião, na manhã da última sexta-feira, desta vez no Palácio Auta de Souza, sede da Prefeitura de Macaíba, sob a coordenação da secretária do Planejamento de Natal, Virgínia Ferreira, que presidente o Fórum.

O Fórum, cuja criação foi articulado pelo município de Natal, surgiu a partir da necessidade de unificar ações dos demais municípios que compõem a RM Natal, diante das crescentes demandas existente na área. Quatorze municípios estão envolvidos, concentrando uma população de pouco mais de 1,5 milhão de habitantes.

A primeira reunião do Fórum ocorreu no último dia 8 e tratou da criação e escolha da presidência. Nesta segunda reunião, explicou Virgínia Ferreira, foi apresentando o Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana, desenvolvido pela Sempla Natal com uma projeção de dez anos. O plano é para ser operado com os demais municípios da região, na busca de soluções integradas.

Também foi discutido o regimento do grupo de trabalho que está sendo composto com os respectivos secretários de Planejamento. Além disso, foi abordada a questão da adequação desses municípios em relação às novas regras do Tribunal de Contas do Estado (TCE), implantadas no mês passado.

O secretário de Planejamento de Macaíba, José Wilson, destacou a necessidade de união para se resolver os problemas mais comuns desse agregamento de municípios, com um planejamento que possa agregar a experiência de cada município. O próximo encontro do Fórum dos Secretários de Planejamento dos Municípios da Região Metropolitana de Natal está previsto para o próximo dia 02 de agosto, no município de São Gonçalo do Amarante.