Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

11/08/2016 12:59
  • Prefeitura do Natal disponibiliza novo Portal da Transparência

A Prefeitura do Natal já disponibilizou na sua página na internet (https://natal.rn.gov.br/transparencia/) o novo Portal da Transparência, levando à população todas as informações sobre a gestão da cidade e dos recursos públicos. A nova versão do portal além de apresentar mudança de layout, implementa a cartilha e-Mag, do Governo Federal, com novo modelo de acessibilidade em governo eletrônico.

"O Portal da Transparência da Prefeitura Municipal do Natal é uma ação continuada de aprimoramento e de novas funcionalidades, como também é resultado do melhoramento no uso dos dados que fazem parte do plano de modernização na área de tecnologia da informação, com o uso de uma solução integrada para gestão do Município do Natal", explica Virgínia Ferreira, secretária municipal de Planejamento.

O novo portal é também uma ação de aprimoramento para deixar as informações públicas mais acessíveis aos diferentes níveis de usuário, utilizando o potencial da internet para atingir um grande número de pessoas independente da localização.

"Essa nova versão do Portal da Transparência, além de mudança de layout, implementa a cartilha e-Mag, do Governo Federal, modelo de acessibilidade em governo eletrônico. As recomendações do e-Mag permitem que a implementação da acessibilidade digital seja conduzida de forma padronizada, coerente com as necessidades brasileiras e em conformidade com os padrões internacionais", avalia a secretária.

Segundo Virgínia Ferreira, a e-Mag trata de uma versão especializada do documento internacional WCAG (Web Content Accessibility Guidelines: Recomendações de Acessibilidade para Conteúdo Web), voltado para as necessidades do governo brasileiro.

A titular da Sempla considera que a "transparência é o melhor recurso contra a corrupção". Além de induzir os gestores às boas práticas da gestão pública, agindo com responsabilidade e zelo, permite que a sociedade como um todo acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado, e auxilie na fiscalização.