Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

11/11/2016 14:53
  • Procon Natal lança a 4ª edição do Natal sem Dívidas

O Procon Natal lança a 4ª edição do Projeto Natal sem Dívidas que tem como objetivo facilitar a conciliação entre empresas e consumidores inadimplentes. A ação vai intermediar a negociação de débitos entre credores e consumidores que estejam inscritos em cadastros de inadimplentes, através da conciliação dos interesses das partes, de forma amigável e administrativa, buscando atingir a satisfação de todos. A iniciativa é fruto da parceria entre o Instituto Municipal de Proteção do Consumidor - Procon Natal, Câmara de Diretores Lojistas de Natal (CDL), Federação do Comércio (Fecomércio), Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) E SEBRAE/RN.

O projeto será realizado no período de 16 a 30 de novembro no Palácio dos Esportes e possui duas fases. A primeira delas, no período de 16 a 25 de novembro, será feito o atendimento do consumidor com o preenchimento de formulário, triagem de análise dos casos e elaboração de propostas para parcelamento de dívidas. Já na segunda fase, entre os dias 28 a 30 de novembro, o programa terá mutirões de mediação e conciliação, através de audiências com as empresas.

A novidade deste ano é a parceria com o SEBRAE/RN, no qual este capacitou os servidores do Procon Natal e os universitários do UNI-RN com o curso de Finanças Pessoais para melhor atender o consumidor que participará do programa.

Através de levantamento da Fecomércio, mostra que a capital potiguar é a quinta do país com o maior percentual de famílias endividadas, em torno de 76% e também a quarta com maiores taxas de comprometimento da renda com dívidas. Neste item de estudo, Natal aparece com 36% do comprometimento da renda atrás apenas de Manaus 42%, Boa Vista 41% e Teresina com 41%.

Para a diretora do Procon Natal, Aíla Cortez, as empresas participantes deverão oferecer condições especiais e possibilitar o pagamento de dívidas com propostas que possam apresentar redução de juros e multas, ressaltando que este programa vem atingindo seus objetivos, considerando que na última edição, foram realizados 1298 atendimentos com um índice de acordos chegando à casa dos 78,32%.

Para a diretora,” o mutirão representa uma boa oportunidade para o consumidor sair da inadimplência e limpar o seu nome, pois, é o momento de negociar as suas dívidas com redução dos encargos cobrados pelas instituições financeiras".

Para o consumidor que tiver interesse no Programa, este será realizado no Palácio dos Esportes, localizado na Rua Trairi - Petrópolis, Natal - RN, 59020-150, ao lado da Praça Cívica no horário de 8h as 14h, no período de 16 a 30 de novembro. As empresas que já confirmaram a participação no evento: CLARO, EMBRATEL, NET, TIM, VIVO, CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, BANCO DO BRASIL, BRADESCO, LOSANGO, ITAÚ.

Mais informações, entrar em contato com o Procon Natal pelos telefones 3232-9050 ou 98870-3865 (Whatsap) ou através do e-mail: procon.natal@natal.rn.gov.br.