Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

31/01/2017 15:20
  • Fórum Intersetorial discute enfrentamento ao uso de álcool e outras drogas em Natal
O 1° ciclo do Fórum Intersetorial sobre Álcool e outras Drogas retoma suas atividades em fevereiro, afim de discutir e definir ações para o combate e prevenção do consumo de drogas no município do Natal. A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, junto a demais secretarias parceiras, realiza o primeiro encontro do ciclo de discussões nesta quarta-feira (1º), na UBS de Pajuçara, às 14h.

A ação visa contemplar todas as zonas administrativas do município, levando informação e profissionais capacitados para tirar dúvidas e propor novas estratégias para os setores da saúde no ano de 2017. Ainda no mês de fevereiro, o Fórum vai realizar mais dois encontros, desta vez no auditório da Secretaria Municipal de trabalho e Assistência Social (SEMTAS).

O Fórum é um espaço democrático, de participação e mobilização social desenvolvido em rede intersetorial (setor público, privado e sociedade civil organizada). É aberto à participação de todos os interessados em discutir as temáticas oferecidas, principalmente jovens e profissionais que, direta ou indiretamente, atuam na área ou queiram se aprofundar sobre o assunto.

Uma das maiores preocupações é o acesso cada vez mais cedo de jovens no uso das drogas. A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) traz dados alarmantes sobre os hábitos dos adolescentes brasileiros. Referente ao ano de 2015, a pesquisa foi realizada com estudantes em escolas públicas e privadas de todo o país, com idades entre 13 e 15 anos. O percentual de jovens que já experimentaram bebidas alcoólicas subiu de 50,3%, em 2012, para 55,5% em 2015; taxa dos que usaram drogas ilícitas aumentou de 7,3% para 9% no mesmo período.

Pela legislação brasileira, através do Lei nº 14.592, de 19 de outubro de 2011, a venda e o consumo de bebidas alcoólicas são proibidos para menores de 18 anos, mas os números mostram que a prática é bastante difundida. A forma mais comum de se conseguir bebidas são as festas, apontadas por 43,8% dos adolescentes que já consumiram álcool, mas 17,8% deles revelaram ter conseguido bebidas com amigos; 14,4% comparam em mercado, loja ou bar; e 9,4% conseguiram a bebida com alguém da própria família.

1° Ciclo:

Tema: Álcool e outras drogas