Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

17/02/2017 17:19
  • PPA participativo será lançado nesta segunda-feira no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

A Prefeitura do Natal fará na próxima segunda-feira (20), às 10h30, no auditório do Parque da Cidade. O PPA Participativo é um planejamento estratégico do município, para a organização dos recursos e energias do governo e da sociedade local em direção a uma visão de futuro de médio prazo, estabelecendo, dentre outros elementos, as diretrizes, os objetivos e as metas do governo.

Os preparativos para o PPA Participativo foram iniciados com a reunião dos técnicos da administração direta e indireta da Prefeitura do Natal para a apresentação da metodologia a ser adotada em sua elaboração, quando foi enfatizado importância da construção de uma metodologia integrada e participativa para o PPA a partir de um plano básico, que será implementado, em parceria com todas as Secretarias Municipais.

Na ocasião, a secretária falou da importância da construção de uma metodologia integrada e participativa para o PPA a partir de um plano básico, que será implementado, em parceria com todas as Secretarias Municipais. Ela destacou ainda a importância da edificação de um trabalho em equipe, tendo em vista a importância desse para o fortalecimento do planejamento e da gestão municipal.

"O PPA não é apenas mais um documento protocolar, e sim um instrumento essencial que norteia as ações da administração por um período de quatro anos, sendo fundamental, ainda, na garantia de transparência e legitimidade para o poder público, particularmente quando é construído de maneira participativa”, disse a secretária.

Nesse primeiro encontro foram apresentados os principais tópicos que irão sedimentar e orientar a elaboração do PPA participativo, circunscritos no plano de governo que foi apresentado na campanha eleitoral pelo prefeito Carlos Eduardo. Segundo Glenda Dantas, nenhum processo de construção de instrumentos participativos é fácil, mas acredita na integração e homogeneização de uma metodologia, que pensada em equipe, fortalecerá as ações administrativas e beneficiará a sociedade como um todo; tendo em vista que o PPA é “um instrumento do Município e para o Município, em prol de toda a sociedade.

Ao final da reunião foi divulgado o calendário para os futuros encontros e capacitações com as respectivas secretarias municipais e a data do PPA participativo - disponível na página online da Prefeitura - entre os dias 20 e 27 de março como um canal de sugestão entre a Administração Municipal e a população da cidade do Natal.