Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

07/03/2017 16:40
  • Reunião trata de acordo de cooperação entre a Defesa Civil Municipal e a UFRN
Divulgação Semdes

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) analisa a possibilidade de fechar uma parceria com a UFRN no sentido da universidade disponibilizar ferramentas para contribuir com o trabalho da Defesa Civil Municipal. A primeira reunião para tratar do assunto aconteceu na manhã desta terça-feira (07) e reuniu a secretária-adjunta de Defesa Civil de Natal, Fabrízia Allori, e o coordenador do Grupo de Pesquisa Georisco da UFRN, professor Lutiane Almeida.

O plano é firmar um termo de cooperação onde a UFRN crie um banco de informações com base no histórico de chamadas atendidas nos últimos cinco anos pela Defesa Civil. A universidade deve capacitar alunos no campo de pesquisa e buscar a apresentação de trabalhos, além de realizar treinamento dos agentes nessa ferramenta para análise dos locais de maior incidência de desastres e risco e ainda implantar um novo sistema nos pluviômetros na capital no sentido de alertar sobre volumes da chuva.

De acordo com a secretária-adjunta de Defesa Civil de Natal, Fabrízia Allori, a Prefeitura por intermédio da Semdes não teria custo, apenas receberia alunos da UFRN para atuar como estagiários no abastecimento do sistema de dados. “Em contrapartida teríamos estagiários no campo de área de atuação dos alunos com carga horária reconhecida pela UFRN e a colaboração dos mesmos com a alimentação dos dados e treinamento dos agentes na utilização dessas ferramentas”, explicou.

Outras reuniões devem acontecer nos próximos dias para traçar as estratégias para fechamento do acordo de cooperação entre as duas instituições. A reunião contou ainda com a participação da diretora da Defesa Civil e Ações Preventivas, Kilbia Rodrigues, do chefe de Operações da Defesa Civil, Paulo Costa, e do professor do Grupo de Pesquisa Georisco, Pedro Henrique.