Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

10/03/2017 14:10
  • Educadores municipais fazem um passeio pelas Zonas de Proteção Ambiental de Natal

Durante toda a manhã desta sexta-feira, 10, um grupo de educadores, de oito escolas municipais participou de um passeio pelas dez Áreas de Proteção Ambiental (ZPAs), existentes no município de Natal. O passeio é o resultado de um curso de capacitação, ministrado pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) sobre a gestão ambiental da cidade, iniciado na quinta-feira, 9 de março, que conta com a parceria da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Nordeste (Fetronor).

O curso faz parte do projeto “Pilotão da Cidadania Escolar”, da secretaria Municipal de Educação e tem por objetivo formar multiplicadores na área de educação ambiental, saúde e protagonismo juvenil. De acordo com o coordenador do projeto, José Carlos Alves o tema escolhido visa capacitar os educadores para que promovam “aulas mais atrativas e proporcionem aos alunos uma vivencia maior com o meio ambiente e mais próximo da realidade”, ressalta ele.

A Gestão ambiental é um sistema com ênfase na sustentabilidade, e, portanto, visa o uso de práticas e métodos administrativos que possam reduzir ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas nos recursos da natureza.

Segundo Carvalho, a importância de se conhecer os instrumentos da gestão ambiental está no fato de que eles são importantes ferramentas que auxiliam no processo de planejamento e operacionalização, de modo que esta ela possa ser integrada e estratégica.

Entre as temáticas abordadas estão: a estrutura geográfica e física do Município -clima, relevo e vegetação – e as questões macroambientais que interferem diretamente na vida do cidadão, educação ambiental, desenvolvimento sustentável, legislação ambiental, áreas protegidas e sistemas de unidades de preservação, além de temas pertinentes à gestão compartilhada em meio ambiente.

O objetivo da capacitação além de mostrar como funciona a gestão ambiental da cidade e conhecer a legislação vigente no município é conscientizar sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente por meio do conceito de agentes multiplicadores.