Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

10/03/2017 15:47
  • STTU começa preparativos para realização do Bike Anjo Natal
Divulgação

A cada dia tem mais gente com vontade de pegar uma bicicleta e sair pedalando por aí. Todavia, muitos ainda não tiveram a oportunidade de aprender a pedalar. De olho nessas pessoas, a Prefeitura do Natal, por meio da parceria da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Associação dos Ciclísticas do RN, está nos preparativos para implantar um programa que vai ensinar a pessoa a andar de bicicleta na cidade. A ideia foi discutida nesta semana (dia 9), durante reunião da secretária da STTU, Elequicina Santos e representantes da ACIRN.

A ideia da comunidade Bike Anjo nasceu em São Paulo (SP) com um grupo de ciclistas mais experientes em pedalar no trânsito e que acabavam ajudando os amigos e conhecidos a começarem a andar de bicicleta pela cidade. Com o crescimento do grupo, surgiu o objetivo de organizar esse fluxo e juntar voluntários para trabalhar com pessoas que estavam começando a andar de bicicletas e usar as magrelas como meio de transporte alternativo ao carro.

Em Natal (RN), a primeira edição deverá acontecer ainda neste mês de março (dia 26). Os voluntários estão trabalhando para que o evento seja realizado no último domingo de cada mês, na Praça Pedro Velho – Centro, entre as 9 h e meio dia.

De acordo com a secretária Elequicina Santos o principal desafio da iniciativa “é mostrar à população que a bicicleta é uma opção de veículo e sendo um veículo é parte integrante do trânsito de uma cidade. Quem pedala tem responsabilidades, direitos e deveres”. A inciativa, portanto, não vai apenas ensinar a pessoa a pedalar, mas mostrar a ela tudo que está posto quando ela se torna uma ou um ciclista”.

Para a gestora, o uso da bicicleta no deslocamento diário é uma realidade. Daí a importância dos órgãos públicos, associações de ciclistas e ONGS em realizar iniciativas como essa de estímulo e incentivo ao uso consciente da bicicleta.