Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

15/03/2017 12:12
  • Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte está incluído no programa Passaporte Verde
Arquivo Parque da Cidade

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte ganhou mais uma ferramenta de divulgação das suas belezas naturais e arquitetônicas. É o Passaporte Verde. A ferramenta está disponível na página do Ministério do Meio Ambiente e de Turismo e pode ser encontrada no endereço: http://www.passaporteverde.org.br/eucuido/roteiros/. Os roteiros também estão disponíveis no aplicativo do Passaporte Verde que pode ser baixado gratuitamente no iPhone, smartphone ou tablete. Em seguida é só clicar em Roteiro Passaporte Verde e procurar Natal para ver os roteiros turísticos da capital do Rio Grande do Norte. O Parque da Cidade pode ser encontrado em “Natal Natural” com as suas informações básicas disponíveis.

O Ministério do Meio Ambiente explica em sua home que Passaporte Verde é uma campanha que faz parte do Projeto Férias Sustentáveis, desenvolvido no Âmbito da Força Tarefa Internacional para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável (FTI-DTS), coordenada pelo Governo Francês. Parte das ações do Plano de Implementação da Conferência Internacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento de Johannesburgo, a FTI-DTS, é uma iniciativa voluntária, da qual participaram inicialmente 20 países membros, dentre os quais o Brasil, por meio dos ministérios do Meio Ambiente e de Turismo, e visa estimular mudanças globais em direção a padrões de produção e consumo sustentáveis.

A campanha também faz parte dos projetos da parceria global para o Turismo Sustentável, implantado no âmbito das Nações Unidas. Por meio do PNUMA, do Ministério da Ecologia, Energia, Desenvolvimento Sustentável e Planejamento do Território da França e dos ministérios brasileiros do Turismo - MTur e do Meio Ambiente - MMA, o Projeto Férias Sustentáveis adotou como uma das ferramentas para o intercâmbio de experiências e desenvolvimento do turismo sustentável a criação e implementação de uma campanha global de comunicação. Portanto, no Brasil, os responsáveis pela ação são os Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo.

No Brasil, o Passaporte Verde - Turismo Sustentável, tem como objetivo apoiar a qualificação da cadeia produtiva do turismo e a implantação de infraestrutura básica e turística, além das ações de educação ambiental por parte do Ministério do Meio Ambiente. A ação também incentiva o turista a consumir de forma consciente e reduzir os impactos do turismo no meio ambiente.

Com o Passaporte Verde, o turista pode saber mais sobre destinos no Brasil e escolher roteiros que sejam relacionados ao meio ambiente e o Parque da Cidade tem buscado parcerias que ajudem a desenvolver projetos que visam a educação ambiental junto aos visitantes, sejam eles turistas ou potiguares. “A ferramenta dá um incremento e incentivo ao turismo sustentável e coloca o Parque da Cidade no patamar de locais disponíveis para ampliar o conhecimento, do turismo nacional e internacional, uma vez que a campanha é coordenada em parceria entre o governo francês e brasileiro”. O turismo sustentável já é uma realidade nos países desenvolvidos e o Parque da Cidade, como Unidade de Conservação e de Preservação, estar incluído nesse grupo seleto, é gratificante e de uma satisfação enorme. Mostra que estamos no caminho certo no trabalho da preservação do meio ambiente”, destaca o gestor, Carlos da Hora.

O Parque da Cidade abre todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 5h às 18h. Para outras informações, é só ligar para os telefones 3232-3028 ou 3232-3207.