Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

16/03/2017 15:01
  • Arsban e SMS realizam ação educativa e de sensibilização na Semana da Água

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (Arsban), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizam o seminário "Água é vida que continua: segurança hídrica, saúde e controle social", que acontece às 8h, no auditório do Centro de Tecnologias do Gás & Energias Renováveis (CTGás), localizado na Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770 – Lagoa Nova.

O evento faz parte da programação da Semana da Água, que inclui palestras, mesas redondas, apresentações culturais e uma série de atividades educativas e de orientação e sensibilização sobre a importância da água e o consumo consciente. O palestrante convidado para a abertura do evento é Cícero Onofre de Andrade Neto, professor dr. do Departamento de Engenharia Civil da UFRN. Entre os temas abordados estão a qualidade da água, a proteção dos mananciais superficiais e subterrâneos da região metropolitana de Natal, planejamento e mecanismos de controle social e a situação atual do abastecimento no município.

Para Aparecida França, presidenta da Arsban, o tema do seminário é mais do que pertinente para a atual situação em que vivemos. “Estamos passando por uma grande estiagem, tanto que, recentemente muitos bairros da zona norte do município vivenciam um rodízio no abastecimento, por problemas devido ao baixo nível de captação da Lagoa de Extremoz. O evento pretende proporcionar a reflexão necessária a respeito da gestão pública sobre este recurso não renovável que é a água", reflete.

Ao chamar atenção para a necessidade de preservação e uso sustentável da água, o seminário é voltado para a comunidade em geral, estudantes, profissionais da saúde, servidores municipais, lideranças comunitárias e representantes de organismos não governamentais interessados na temática.

Nos dois dias 22 e 23 haverá uma blitz ecológica, que consiste na distribuição de kits (squeeze, lixocar, imãs e folhetos institucionais (Arsban/ Saúde)) no Parque da Cidade - acesso Cidade Nova (das 16h às 18h), e também na Alameda Paulistana – Panatis II, Bairro Potengi (das 19h às 21h).

A Arsban e a SMS estenderão a campanha para as quatro zonas administrativas do município, visando ampliar as ações educativas e de prevenção contra doenças de veiculação hídrica nas unidades de saúde e nos bairros do Alecrim, Lagoa Azul, Lagoa Nova, Planalto e Ponta Negra.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site da Prefeitura do Natal. Clique no link aqui para se inscrever.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

HORÁRIO

Solenidade de Abertura

08:45

Conferência

Tema: “Água é Vida que Continua: Segurança Hídrica, Saúde e Controle Social”.

Conferencista: Cícero Onofre de Andrade Neto

MESA REDONDA

HORÁRIO

TEMAS