Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

16/03/2017 15:03
  • Cordelistas lançam Antologia Literária neste sábado no Parque da Cidade

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte vai receber neste sábado (18), cordelistas potiguares e admiradores da cultura popular para o lançamento da Antologia “O Cordel da Nossa Gente”, organizado pela Academia Norte-riograndense de Literatura de Cordel – ANLiC. O evento vai marcar o Dia da Poesia, comemorado em 14 de março e acontecerá das 15h às 18h, no auditório do parque. A programação consta de palestras com escritores cordelistas de Natal e de outros estados, além de apresentações de declamadores e grupo Samba de Roda, com venda de livros, cordéis e CDs.

A Literatura de Cordel é um gênero literário popular, nascido no Século XVI, na época do Renascimento. São escritos na forma rimada e também conhecida no Brasil como folheto, originado em relatos orais e depois impresso. Alguns poemas são ilustrados com xilogravuras. Os cordelistas recitam os versos de forma melodiosa e cadenciada, geralmente acompanhados de viola.

Bastante popular no Nordeste brasileiro, os folhetos de Cordel costumavam ser expostos em barbantes, mas essa tradição não se perpetuou. Para reunir os expoentes deste gênero literário típico do Brasil, foi fundada em 1988 a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, com sede no Rio de Janeiro. Natal já tem a sua Academia Norte-riograndense de Literatura de Cordel – ANLiC, presidida por José Acaci Rodrigues.

 




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css