Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

20/03/2017 15:57
  • Parceria da Semdes com a UFRN prevê a elaboração de um Plano de Contingência de Desastres
Divulgação Semdes

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e a UFRN devem firmar um termo de cooperação direcionado ao fortalecimento técnico da Defesa Civil Municipal no tocante a ações de prevenção e combate a desastres. A parceria busca a composição de um Plano de Contingência de Desastres específico para a cidade de Natal. A elaboração do estudo vai ficar a cargo da equipe do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ergonomia da UFRN (Grepe), coordenado pelo professor doutor Ricardo José Matos de Carvalho.

O secretário da Semdes, João Paulo Mendes, tratou em reunião dos primeiros detalhes do que vai proporcionar para o município de Natal a cooperação com a UFRN. A ideia é desenvolver a pesquisa com foco em três áreas, sendo elas a produção do Plano de Contingência, o Sistema de Indicadores de Resiliência, e o Sistema de Alerta e Alarme.

No primeiro caso, no Plano de Contingência serão definidos os tipos de emergências com informações detalhadas sobre as características de cada área e os procedimentos padrões que devem ser acionados de maneira sequencial, no intuito de resolver ou minimizar situações de crise. Já o Sistema de Indicadores de Resiliência vai servir como termômetro para diagnosticar a eficiência do das ações empregadas com foco no aperfeiçoamento sistemático. Outro item importante previsto na parceria é o desenvolvimento do sistema de alerta e alarme. Nessa situação, será trabalhado um aplicativo que auxilie os agentes de Defesa Civil Municipal e as comunidades envolvidas no sentido de formalizar um gerenciamento de crises e desastres.

Durante o trabalho também serão realizados exercícios de simulação de crise, onde os agentes de defesa civil vão poder ter maior contato com diversas situações onde serão necessárias intervenções específicas. Nesse ponto, será trabalhado o aperfeiçoamento profissional tanto do agente quanto da população residente em locais tidos como zona de risco.

Uma nova reunião do secretário da Semdes, João Paulo Mendes, e representantes da UFRN deve acontecer nos próximos dias com o objetivo de formalizar a proposta do pacto de cooperação com o Grepe. “É uma iniciativa importante para Natal, e principalmente, para os moradores de áreas sujeitas a emergências dessa natureza”, definiu o titular da Semdes.