Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

21/03/2017 12:08
  • Saúde promove capacitação para Teste do Olhinho na rede municipal
Divulgação SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está promovendo capacitação para 34 profissionais da área médica para a realização do Teste do Olhinho, essencial para o diagnóstico de doenças visuais e cegueira em recém-nascidos, nas três maternidades da rede municipal de assistência materno-infantil.

O treinamento é desenvolvido em parceria com o Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e foi dividido em dois sábados consecutivos, sendo o primeiro dia realizado no último dia 17 e a segunda parte do curso, no próximo dia 25.

Inicialmente desenvolvido pelos departamentos de Atenção Básica (DAB) e Atenção Especializada (DAE) da SMS para os médicos que atuam nas maternidades municipais, a capacitação será realizada também com os profissionais que atuam na Atenção Básica nas próximas semanas.

O Teste do Olhinho é gratuito e deve ser realizado até às 48h após o nascimento do bebê, nas maternidades onde este nasceu. Seu objetivo é diagnosticar possíveis anormalidades nos olhos da criança. Segundo a diretora da Maternidade de Felipe Camarão, Anailde Silva, o procedimento é simples, rápido e indolor.

Também conhecido como Teste do Reflexo Vermelho, o exame é feito com o auxílio de um aparelho semelhante a uma lanterna, com a qual o médico observa o reflexo das pupilas do bebê, que devem refletir tons de vermelho, laranja ou amarelo quando sadias. Se o reflexo for esbranquiçado ou inexistente, é indício de alteração da visão.