Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

21/03/2017 21:03
  • Unidade de Saúde da Família do Panatis é entregue reformada e ampliada

A Unidade de Saúde da Família do Panatis foi entregue na tarde desta terça-feira pelo prefeito Carlos Eduardo à população daquela área, cerca de 12 mil habitantes, atendida pelo Distrito Sanitário Norte II. O prédio passou por reforma e ampliação e teve investimento de R$ 297 mil, com recursos do Programa Requalifica Atenção Básica, do Ministério da Saúde. Quatro equipes de Saúde da Família atuam no local.

A nova unidade recebe o nome de Justiniano Homem de Siqueira, odontólogo que criou naquele prédio o “Cinco minutos pelo Sus”, uma atividade que fala, de forma lúdica, sobre o Sistema Único de Saúde junto à população, e que hoje é utilizada em outras partes do país. Neste local, a maior demanda de atendimento, segundo a diretora Rhamaia Ferreira Câmara, é de clínica médica, incluindo aí a pediatria.

Na ocasião, o secretário Municipal de Saúde, Luiz Roberto da Fonseca, anunciou, junto ao prefeito Carlos Eduardo, três pontos que fortalecem o atendimento na rede: a contratação pelo Município de mais 31 profissionais médicos; a ordem de serviço para a criação de mais três gabinetes de odontologia; e anunciou também que esta Unidade será a primeira dentro de um projeto piloto para a informatização de todo o serviço realizado no local. O secretário ressaltou ainda que com um percentual de investimento na saúde acima do que preconiza a lei, Natal é a quinta capital que mais investe na área.

O prefeito mostrou à população presente na entrega da nova unidade, os esforços que sua administração vem fazendo para conseguir ampliar os serviços de saúde, uma meta sua, desde sua primeira gestão à frente da capital. Ele lembrou que fez a primeira maternidade da Zona Norte de Natal, e ressaltou os atuais investimentos para aumentar a cobertura de atendimento em áreas mais necessitadas da cidade.

Esta unidade é 36ª entregue reformada e ampliada em sua última gestão, das 40 programadas, dentro de um universo de cerca de 80 Unidades de Saúde. Além disso, construiu as UPAs do Potengi e a da Cidade da Esperança, e aguarda a conclusão para abril, da UPA de Candelária, Zona Sul da cidade. Carlos Eduardo também falou sobre as sete outras unidades a serem construídas na Zona Norte até o início do próximo ano.

“Aplicamos muito bem os recursos do contribuinte. Estamos aqui para entregar à comunidade esta unidade que pertence a vocês, que devem se unir aos servidores para cuidarem disso como se fosse a casa de vocês”, falou o prefeito à comunidade.

O prédio ampliado abrigará com maior conforto as quatro equipes de Saúde da Família, composta por médico, enfermeiro, odontólogo, técnico em saúde bucal e técnico de enfermagem. As especialidades oferecidas no Panatis são clínico geral, enfermagem, pré-natal; acolhimento; confecção do Cartão SUS; vacinação; aplicação da BCG; exame de preventivo; Planejamento Familiar; cadastramento e recadastramento do Programa Bolsa Família; teste do pezinho; teste rápido de HIV, sífilis e Hepatite; serviço de regulação; acompanhamento de Crescimento e Desenvolvimento (CD); aplicação de vitamina A; nebulização; curativo; Programa Saúde na Escola (PSE); grupos de idosos; grupo de Hiperdia (hipertensão e diabetes); e, grupo de gestantes.

A estrutura da unidade de Saúde da Família dispõe de três consultórios médicos; três consultórios odontológicos; um consultório de enfermagem; uma sala de preventivo; uma sala para agentes de saúde; uma sala de nebulização; sala de preparo; sala de regulação; sala de vacinação; sala de curativo; sala de arquivo e salão multiuso.

Estiveram na entrega da Unidade de Saúde da Família do Panatis, além do prefeito Carlos Eduardo e o secretário Municipal de Saúde, Luiz Roberto da Fonseca, os secretários Jonny Costa, de Governo; Jerônimo Melo, da Semsur e Fred Queiroz, da Semov, além de vereadores e demais integrantes da pasta da saúde municipal.