Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

23/03/2017 16:15
  • Representantes da Fiocruz visitam Natal e elogiam eficiência do VigiaDengue

O sistema de monitoramento VigiaDengue continua recebendo elogios e ganhando destaque nacionalmente. Após ser elogiado pelo Ministério da Saúde e definido como estratégia a ser seguida pelo país, o método recebeu a visita de representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de Brasília.

A visita aconteceu durante reunião do Gabinete Integrado de Gerenciamento de Crise nesta quarta-feira (22) e faz parte de um mapeamento que está sendo feito em todo o país sobre as iniciativas dos serviços de saúde no enfrentamento das arboviroses.

Uma das pesquisadoras, Fernanda Machiner, conta que o VigiaDengue ganhou visibilidade em uma reunião do Marco Zero em Brasília e que já estava interessada pelo projeto antes mesmo de conhecer as atividades in loco.

“A integração de todos os serviços só fez a gente fortalecer a ideia de que essa iniciativa está dando certo e que com o apoio de todos os integrantes dos serviços da gestão é possível fazer dar certo. Estou encantada pelo que vi em Natal e, como epidemiologista, apaixonada pelo Vigiadengue. É uma iniciativa exitosa que pode ser expandida para outras regiões, respeitando suas particularidades”, explica.

Como fruto da visita, o VigiaDengue foi convidado para participar da I Feira de Soluções para a Saúde, em Salvador, nos dias 8, 9 e 10 de agosto. No evento, a metodologia do sistema será apresentada juntamente com iniciativas dos movimentos sociais, dos serviços de saúde e das tecnologias indústrias.

“Será um momento de encontro das demandas para apresentar as estratégias e necessidades tecnológicas, criando assim, uma rede de colaboração e aprimorar e ampliar esses projetos” destaca. A Rede de Colaboração possibilitará parcerias para o aprimoramento, sistematização e replicação das iniciativas em outras localidades e contextos, além da incorporação nas Políticas Públicas do país.

VigiaDengue
O VigiaDengue é um sistema de monitoramento ativo na vigilância epidemiológica e entomológica das arboviroses (doenças virais transmitidas por meio de vetores) de importância para a saúde pública.

O processo consiste na verificação contínua e semanal de todos os bairros de Natal. Com isso, todos os bairros da cidade ganham níveis de risco (que podem variar de 1 a 4) e assim, recebem as intervenções necessárias às suas situações.

“Agora temos uma ação diferenciada em cada bairro e podemos controlar, com antecipação, os possíveis surtos epidêmicos que possam acontecer em alguns bairros. Com isso, conseguiremos bloquear o surto antes que ele se expanda e, se não evitar a epidemia, diminuir o impacto dela. Hoje temos uma análise e planejamento realizado semanalmente”, explica Luiz Roberto Fonseca, secretário municipal de Saúde.