Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

23/03/2017 16:18
  • SME apresenta novos parceiros da Rede Municipal de Natal
Adrovando Claro

A gestão democrática é uma realidade nas 146 unidades de ensino da Prefeitura do Natal e mensalmente a Secretaria Municipal de Educação reúne todos os gestores para discutir o funcionamento e os avanços da Rede Municipal de Ensino.

A primeira reunião de gestores do ano aconteceu na tarde desta quarta-feira (22), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), e foi marcada pela presença e apresentação dos novos parceiros da Rede Municipal de Natal que vão desenvolver ações e projetos nas escolas de Ensino Fundamental e Centros Municipais de Educação Infantil.

A titular da SME, professora Justina Iva de Araújo Silva agradeceu a colaboração dos parceiros. “Quero dizer da minha felicidade em receber tantos parceiros. Acreditamos que a educação é a melhor forma de prevenção e formação cidadã. Nossos parceiros são locais e nacionais, também fruto da credibilidade da Rede Municipal de Ensino de Natal que está cada vez melhor”, comemorou a secretária.

A professora Justina Iva compartilhou ainda com os diretores diversas notícias boas, como a regularização dos salários dos funcionários terceirizados e a garantia do pagamento em dia, o retorno da jornada de seis horas para os estagiários das unidades de ensino, a partir do dia 03 de abril, e a bolsa-auxílio no valor de R$ 620,00. Comunicou também que visitará as escolas e CMEI toda terça e quinta-feira.

A secretária falou ainda da parceria com o Instituto Ayrton Senna, fruto de muito sucesso por meio dos Programas “Se Liga” e “Acelera”, e, este ano, começará o “Fórmula da Vitória” com o Projeto Piloto nas escolas Maria Alexandrina e Otto de Brito Guerra. Comemorou também a parceria com o Instituto América Movil e o Projeto Educonex@o, que vai levar serviço de Internet Banda Larga e TV à cabo as unidades de ensino da rede.

Durante a reunião, os representantes da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB-RN), trataram da parceria que vai levar educação tributária e de direitos do consumidor aos alunos, professores e gestores da Rede Municipal de Natal. De acordo com o presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB-RN, Evandro Zaranza, a proposta é apresentar para os estudantes de maneira lúdica questões como imposto, tributos e da presença dessas questões na vida cotidiana de cada um.

O presidente da Comissão de Relações de Consumo da OAB-RN, Marcelo Torres agradeceu o interesse da Prefeitura de Natal em firmar essa parceria para levar educação cidadã aos alunos da Rede Municipal. A vice-presidente da OAB-RN, Marisa Almeida comentou o interesse da Ordem dos Advogados do Brasil no RN em permanecer cada vez mais próxima da população, dos alunos, pais e professores.

A SME firmou também a parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia no Rio Grande do Norte (SBDRN). Segundo a médica dermatologista Danielle Espinel, e presidente da SBDRN, o objetivo é promover ações de conscientização do uso do filtro solar nas crianças dentro do ambiente escolar e distribuição de cartilhas educativas de prevenção ao câncer de pele.

A parceria vai promover a distribuição de uma revista em quadrinhos (gibi) escrita pelo cartunista Maurício de Souza (autor da Turma da Mônica), e exibição de vídeos sobre a temática. “Ações simples como essa são uma forma eficaz de ampliar a conscientização de pais e educadores sobre a importância de proteger as crianças dos raios UV”, comenta a presidente da SBDRN, Danielle Espinel.

Segundo a médica Danielle Espinel, o maior fator de risco para o câncer de pele, na vida adulta, é a exposição nos primeiros 15 anos de vida. “Essa exposição na infância vai ser determinante para o desenvolvimento da doença. As ações fazem parte da campanha nacional “Sol Amigo da Infância” com cunho educativo e preventivo de saúde, principalmente para o nosso Estado, que tem um dos maiores índices de raios ultravioleta do mundo e uma taxa de câncer de pele bem alta”, explicou. Os Dermatologistas da SBDRN farão palestras de formação para os coordenadores pedagógicos e diretores das escolas municipais de Natal.

Outro importante parceiro que chega para somar é o Sindicado dos Bombeiros Civis, Socorristas, Brigadistas e Salva-Vidas do RN. O presidente do Sindboc/RN, João Paulo Rebouças, explica que o objetivo é levar conhecimento de primeiros socorros as escolas municipais de Natal. “Iremos realizar palestras com a equipe educacional de como agir inicialmente em casos de ferimentos, fraturas, entorses, manobras de engasgo, choques e prevenção de incêndio. Vamos até as escolas realizar esse trabalho”, contou João Paulo