Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

23/03/2017 16:56
  • Agentes Mirins Ambientais celebram Dia Mundial da Água com semana de atividades
Divulgação Semdes

As crianças do projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana) estão participando de várias atividades relacionadas ao Dia Mundial da Água, celebrado nessa quarta-feira (22). Os guardas municipais responsáveis pelas instruções do projeto tiraram toda esta semana para ampliar a abordagem ao tema, mostrando a importância do Parque da Cidade de Natal para o abastecimento de água potável da capital e desenvolvendo trabalhos manuais com referência à preservação e ao consumo consciente da água do planeta.

As atividades pedagógicas envolvem aulas expositivas e de caráter lúdico. As crianças produzem murais, maquetes e cartazes onde são expressados seus conhecimentos do que foi informado pelos instrutores. Nesses casos, o material é avaliado e exposto nas salas e locais públicos do Parque da Cidade, onde os visitantes podem conhecer as mensagens que sempre apontam para a preservação ambiental e para a importância da água como meio de sobrevivência do planeta.

As crianças aprendem com os guardas municipais que parte de toda a água que abastece Natal vem da Zona de Proteção Ambiental 01, onde se encontra situado o Parque da Cidade. “Cerca de 70% da água que utilizamos vem do aquífero Dunas Barreiras, o Parque da Cidade contribui com a preservação de parte desse manancial subterrâneo, renovando e recarregando através das chuvas que caem naquele local”, explicou o guarda municipal e coordenador do Amana, Marconi Lucas.

Amana

O Amana é um projeto de segurança preventiva criado em novembro de 2013 pela Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e atende 60 crianças na faixa etária de 09 a 12 ano, do bairro de Cidade Nova. Esses alunos recebem semanalmente da Guarda Municipal do Natal (GMN) instruções de cidadania, meio ambiente, música, esporte e lazer. O objetivo do projeto é disseminar uma consciência cidadã de respeito, ética e convivência social sadia.