Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

07/04/2017 12:44
  • Professores participam de capacitação para atenderem alunos com deficiência visual
Adrovando Claro

Professores da Rede Municipal de Ensino de Natal participaram nesta sexta-feira (07), do curso “Tecendo Práticas Pedagógicas para a Educação Inclusiva das Pessoas com Deficiência Visual”, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O curso vai ter duração de 60 horas e beneficia 40 professores.

De acordo com a chefe do Setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Suédna Varela, o objetivo é oferecer aos profissionais que atuam na educação de estudantes com deficiência visual, a oportunidade de aprimorar os conhecimentos e instrumentalizar a prática pedagógica. “Nossa proposta é prestar atendimento aos estudantes dentro das suas necessidades, e na perspectiva de promover a inclusão nas atividades ofertadas”.

Presente ao encontro, diretora do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), professora Ednice Peixoto dos Santos, destacou o papel do professor como condutor de melhorias e do compromisso social para permear informações recebidas na formação dentro da escola. “Sala de aula é uma gestão direcionada para prática pedagógica e essa parceria para compartilhar ideias para os professores, reproduz uma aprendizagem para ser aplicada no dia-a-dia da escola, junto aos alunos com deficiência visual”.

A formação está sendo promovida a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Natal, Subcoordenadoria de Educação Especial do RN (SUESP) e o Centro de Apoio Pedagógico (CAP), e com a colaboração da Universidade Federal do Rio Grande. O curso vai acontecer quinzenalmente, toda sexta-feira. Os próximos módulos irão tratar de temas como “Ensino de Braile”, “Soroban”, “Tecnologia Assistiva”, “Áudio Descrição, Orientação e Mobilidade”.
Professora da Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Municipal Professor Ulisses de Góis, Norma Suely Chacon, atende alunos com deficiência e a comunidade no entorno da unidade de ensino. “Essa formação é um elemento rico para ampliar os conhecimentos e facilitar o trabalho com o aluno com deficiência visual. O curso vai aprimorar nosso atendimento e vai favorecer a sistematização de informações”.

A palestra inaugural foi proferida pela pedagoga Aparecida Medeiros com o tema “Orientação Didática e Pedagógica – Avaliação Funciona do Aluno com Deficiência Visual”. De acordo com a palestrante, o aluno com deficiência visual tem a necessidade de adaptação material. “O aprendizado é de cunho pedagógico e o professor precisa saber o momento de perguntar para saber como proceder com o aluno deficiente visual”.