Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

17/04/2017 14:49
  • Alunos da Escola Municipal Laércio Fernandes conhecem o sistema de trens urbanos
Adrovando Claro
O projeto Pelotão da Cidadania reuniu nesta segunda-feira (17), 24 alunos da Escola Municipal Professor Laércio Fernandes para uma aula passeio em um trem da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), no trecho da linha Natal-Parnamirim-Natal. A visita aconteceu depois que os alunos receberam lições em sala de aula sobre o funcionamento do sistema de transporte ferroviário, que funciona na Região Metropolitana de Natal, conduzindo passageiros por oito estações em 14 viagens diárias.

De acordo com a assessora pedagógica que acompanha o projeto Pelotão da Cidadania, Graciete Dias de Lima, os alunos além do conhecimento teórico, assistiram um vídeo, e depois da viagem de trem, os professores da Língua Portuguesa irão trabalhar com eles, a escrita e a leitura. “Eles irão escrever sobre a experiência da viagem de trem”.

Além da disciplina de Língua Portuguesa, o tema vai ser trabalhado entre os alunos de maneira transversal. “História, Geografia e Português, irão trabalhar produção de textos. Já Matemática, por exemplo, vai trabalhar situações problemas. A temática possibilita uma série de atividades para ampliarmos os conhecimentos dos nossos alunos”, destaca a pedagoga Francisca Maria de Faria. A professora lembra que no final do semestre a viagem de trem vai está contemplada em uma exposição na escola com maquete, painéis e exposição de fotografias.

Durante o passeio os alunos tomaram conhecimento dos mandamentos existentes para os usuários do sistema de transporte ferroviário, e para os moradores que estão no entorno da linha férrea. Entre os mandamentos estão, por exemplo: “Não jogue pedra no trem”, “Não coloque sua cabeça e braços para fora do trem”, “Não ande na linha do trem”, “Preserve as estações”.

Para o aluno Tallyson Wendell Borges de Lima, de 11 anos, a viagem foi muito interessante. “Aprendi muito vendo a paisagem e a movimentação das pessoas nas estações. Nunca tinha viajado de trem antes”.

“Há muito lixo que a população joga no percurso do trem. Isso não é bom. Atrapalha o trem”, comentou a estudante Maria Helena da Silva, de 12 anos. A estudante disse que a população precisa colaborar e preservar os serviços públicos.