Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

27/04/2017 15:26
  • Comunidade do CMEI Professor Arnaldo Arsênio participa de palestra sobre a gripe H1N1
Divulgação SME

A comunidade escolar do Centro Municipal de Educação Infantil Professor Arnaldo Arsênio de Azevedo participou na manhã desta quinta-feira (27), de uma atividade promovida pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para falar sobre os cuidados e evitar o processo de contaminação da influenza do Tipo A, conhecida como H1N1. A unidade de ensino está localizada na Rua Ana Paula Barbosa, S/N no Guarapes.

A palestra foi ministrada pela enfermeira e professora doutora da UFNR, Paula Fernanda Brandão Batista dos Santos, que há sete anos é parceira da Rede Municipal de Educação de Natal, levando sempre ações de prevenção e cuidados com a saúde das crianças matriculadas nos centros municipais de educação infantil.

Durante a conversa com os pais e educadores infantis, Paula Fernanda Santos, acompanhada de aproximadamente 20 acadêmicos integrantes do SACI – Saúde e Cidadania (componente curricular dos cursos da área de Saúde), retiraram dúvidas e esclareceram os presentes sobre o a transmissão e os sintomas. “É uma doença provocada por vírus, e assim como a gripe comum, inicia-se com febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga”

Além da palestra, foi apresentado uma peça teatral produzida pelos acadêmicos da UFRN, que dramatizaram uma situação corriqueira em que moradores de uma comunidade conversam e discutem sobre um morador da região diagnosticado com os sintomas da influenza do Tipo A. A palestra contou com a participação de profissionais da Unidade de Saúde do Planalto.

Presente ao evento, a professora Justina Iva de Araújo Silva, titular da Secretaria Municipal de Educação de Natal, destacou a parceria presente da UFRN, e da professora doutora Paula Fernanda Santos, além do trabalho realizado em prol dos centros de educação infantil, no que se refere às ações de prevenção e cuidado com a saúde das crianças. “Somos gratos pela permanente parceria da UFRN e da professora Paula Fernanda. É um trabalho muito importante é realizado nas nossas unidades de ensino”.

O CMEI Professor Arnaldo Arsênio de Azevedo atende 220 crianças do Berçário II ao Nível IV da Educação Infantil, com 14 turmas (sendo sete por turno). Atenta durante toda palestra, a dona de casa Marinez de Oliveira Lima, é mãe de Mary Klara Oliveira (um ano e seis meses) e Marx de Oliveira Ribeiro (quatro anos e cinco meses), matriculados no CMEI Professor Arnaldo Arsênio. Ela disse que a palestra foi muito importante. “Tirei todas as dúvidas. Estava preocupada. Agora sei que alguns cuidados são importantes. Estou bastante aliviada”.

A equipe coordenada pela professora Paula Fernanda Santos, aproveitou o momento e realizou a vacinação dos professores que atuam na unidade de ensino. Valquíria Porfírio Dantas, que atua na Rede Municipal de Ensino há seis anos, foi imunizada e conta que a iniciativa é de grande importância. “Tudo que acontece em prol da comunidade é fundamental. Esse tipo de informação é muito importante. Os pais estão bastante aliviados”, fazendo referência a suspeita de que uma criança da comunidade foi a óbito em decorrência da H1N1. As autoridades de saúde estão investigando o caso.