Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

26/05/2017 12:16
  • Prefeito abre audiência pública que conclui elaboração do PPA Participativo de Natal
Alex Régis

O prefeito Carlos Eduardo abriu a Audiência Pública de elaboração do Plano Plurianual – PPA Participativo 2018-2021, nesta sexta-feira, 26, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). A elaboração do PPA teve início em fevereiro e a Audiência foi a última etapa do processo, que será encaminhado à Câmara Municipal para apreciação.

O PPA prevê um orçamento de aproximadamente R$ 5,3 bilhões para o periodo de quatro anos, sendo que boa parte desses recursos, cerca de 45% será aplicado na área da saúde, conforme proposições feitas pelos cidadãos e entidades. No PPA Virtual, todas as regiões da cidade apontaram a área da saúde como prioritária. Das 315 ações que fazem parte do Plano, 97 resultaram da participação direta da sociedade.

"Por mais que a Prefeitura conheça os problemas, que tenhamos grandes técnicos, é a participação da população que deve nos mostrar seus anseios e desejos. Quem conduz um governo democrático é uma sociedade participativa", comentou o prefeito Carlos Eduardo.

A secretária de planejamento de Natal, Glenda Dantas enfatizou a importância da democratização e planejamento na gestão e elogiou a atitude do prefeito Carlos Eduardo em estimular o processo. "O prefeito é um entusiasta e não mediu esforços para fazer com que os cidadãos participassem. É dessa forma que a gente consegue construir uma cidade melhor para todos", avaliou.

A audiência é uma das fases mais importantes do PPA, pois coloca em discussão pública os pontos abordados em fases anteriores do trabalho e que demandam a participação popular. A elaboração do trabalho teve início em fevereiro com o seminário de lançamento, contou com a participação popular por meio do PPA Virtual, no qual a população participou através do portal da Prefeitura na internet, entre os meses de fevereiro e março e também com a realização do Fórum Interconselhos, com a presença de 36 entidades, realizado no dia 8 deste mês.

A secretária executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Natal (Comdica), Ivanize Laurentino, representando a sociedade civil organizada afirmou que eventos como esse tornam efetivas a participação popular no desenvolvimento das políticas públicas.

Rosa de Fátima, funcionária pública municipal afirmou que Natal está na vanguarda com a elaboração do seu PPA. "É para a população e com a população que estamos fazendo tudo isso", explicou a servidora que participou da equipe de elaboração do Plano.

Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) a Prefeitura construiu o seu PPA em conjunto com a sociedade, obedecendo ao princípio da gestão democrática, conforme determinou o prefeito Carlos Eduardo.