Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

04/10/2017 12:36
  • Jogos Paradesportivos de Natal está com inscrições abertas para fóruns e competições

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) está com inscrições abertas até dia 31 de outubro para quem deseja participar da primeira edição dos Jogos Paradesportivos de Natal. A programação dos jogos, com cerimônia de abertura, fóruns e competições paralímpicas acontecem nos dias 11, 16, 17, 18 e 19 de novembro no Palácio dos Esportes Djalma Maranhão de forma gratuita.

O torneio paralímpico é uma iniciativa inédita na capital potiguar, com realização da Prefeitura do Natal por intermédio da SEL com proposição da vereadora Júlia Arruda. As inscrições podem ser realizadas com solicitação de ficha via e-mail, no correio eletrônico jogosnatalsel@gmail.com, para preenchimento e entrega física na sede da secretaria, situada à Rua Potengi, 409, no bairro de Petrópolis. Serão aceitas inscrições individuais e de equipes.

"Com os jogos queremos estimular a participação de atletas amadores com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas, promovendo ampla mobilização em torno do esporte paralímpico em toda a cidade", afirma a Secretária Municipal de Esporte e Lazer, Danielle Mafra.

Entre as modalidades que serão ofertadas está o goallbal, halterofilismo, tênis de mesa, bocha paralímpica, corrida e ciclismo de percurso adaptado. Além disso, serão realizados fóruns de capacitação e oficinas de experimentação das modalidades para estudantes da área da saúde, para que desperte a importância de entender mais sobre a realidade dos paratletas.

Na cerimônia de abertura do evento que vai acontecer em 16 de novembro, os atletas vão fazer um percurso simbólico com revezamento de tocha e acendimento de pira paralímpica para simbolizar o início do torneio.

Os Jogos Paradesportivos de Natal ainda têm apoio de instituições que desenvolvem atividades com deficientes. Integram o time de parceiros a Associação de Surdos de Natal (ASNAT), Clube de Basquete Paraolímpico do Rio Grande do Norte - Os Tigres (CBP RN), Sociedade Amigos do Deficiente Físico (SADEF), Associação Paradesportiva do Rio Grande do Norte (APARN) e o Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN).