Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

11/10/2017 20:37
  • Comunidade do Passo da Pátria recebe escola recuperada após incêndio
Manoel Barbosa

O prefeito Carlos Eduardo entregou na tarde desta quarta-feira, 11, a quadra poliesportiva e recuperação do refeitório da Escola Municipal Professora Mareci Gomes dos Santos, na comunidade do Passo da Pátria, Zona Leste de Natal. O investimento total foi de R$ 556 mil.

Na solenidade, crianças alunas da escola fizeram apresentação musical e o aluno Cauã leu um texto sobre o que é ser criança e também agradeceu ao prefeito pela recuperação da quadra para as atividades de educação física. O pastor Cássio Murilo, professor de educação religiosa da escola, deu a benção das novas instalações.

“Prazer estar aqui fazendo a entrega de uma quadra que também servirá à comunidade”, disse a secretária Justina Iva, ressaltando que a recuperação da área afetada por um incêndio, foi feita em três meses. Ela também destacou o desempenho da equipe e das crianças desta unidade.

O prefeito Carlos Eduardo ressaltou que é uma alegria voltar depois da recuperação da escola. Ele relembrou que em sua gestão passada foi feita a urbanização da comunidade, implementando serviços como os de saúde e educação, até então não disponíveis na área. Esta escola foi inaugurada em 2007 em sua gestão, quando também foi feita a instalação de Unidade de Saúde, melhorias para as casas, abastecimento de água, entre outros benefícios na comunidade. Ele ressaltou ainda que está próximo de entregar o título de propriedade a todos os moradores da localidade.

A quadra poliesportiva tem 444,35 metros quadrados e recebeu investimentos na ordem de R$ 356,818,34 passando por reforma da estrutura metálica da cobertura, com novo telhado, instalação de piso, pintura geral, instalação de corrimão e rampas de acesso. Os serviços foram realizados pela empresa Azevedo Coelho e Engenharia Ltda.

A escola também recebe, totalmente reformado, o refeitório danificado durante um incêndio ocorrido no dia 29 de junho deste ano. A área foi recuperada e o refeitório também recebeu nova cobertura com telhado sanduíche, com propriedade térmica e acústica, além de serviços de instalação de piso, revestimentos de paredes, instalações elétricas e hidráulicas, pinturas de paredes, esquadrias (portas e janelas) e pintura do muro. O refeitório recebeu ainda mobiliário novo, com conjuntos de mesas e bancos e bebedouros.

Para a recuperação da área atingida pelo incêndio e das melhorias das instalações físicas da escola foram investidos R$ 200 mil. A obra para a recuperação do pátio coberto e refeitório foi executada pela empresa Enco Engenharia, Construção e Comércio.

A Escola Municipal Professora Mareci Gomes dos Santos atende atualmente 347 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, distribuídos em oito salas de aula, e conta com 29 professores, uma inspetora escolar, dois estagiários, três assistentes de secretariado, dois coordenadores pedagógicos, três merendeiras, uma auxiliar de merendeira, quatro auxiliares de serviços gerais e quatro porteiros.

A estrutura física conta com biblioteca, sala dos professores, sala da direção administrativa, direção pedagógica e coordenação, sala de Recursos Multifuncionais, secretaria, laboratório de informática, cozinha, refeitório, depósito, dispensa, parque, almoxarifado e quadra de esportes.

A unidade de ensino é administrada pelas professoras Kátia Mary Lessa da Fonseca (administrativa e financeira) e Janaína Félix Araújo Nascimento dos Santos (pedagógica).

Participaram da solenidade, além do prefeito Carlos Eduardo, o vice-prefeito Álvaro Dias, a secretária Municipal de Educação, Justina Iva, demais secretários, vereadores, representantes da comunidade e alunos da escola.