Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

26/10/2017 15:23
  • Evento sobre Cidades Inteligentes reúne pesquisadores e gestores públicos no IMD
Divulgação

O IV Workshop sobre Cidades Inteligentes - WCID 2017, que acontece até sexta-feira (27), no Instituto Metrópole Digital da UFRN reúne pesquisadores, profissionais e gestores públicos e privados para discutir e compartilhar avanços tecnológicos, aplicações, estratégias de governança e soluções para as cidades. As iniciativas contemplam, entre outras, áreas como educação, saúde, segurança pública, transporte, energia, monitoramento ambiental e desenvolvimento sustentável.

O evento, que teve início nesta quinta-feira (26), contou na sua abertura com a presença da reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, que formou mesa com o vice-diretor do IMD, Adrião Duarte; o coronel da Polícia Militar do RN, Emiliano Constantino; o coordenador do IV Workshop, Daniel Sabino; e o coordenador do Projeto Smart Metrópolis, Frederico Lopes. A secretária adjunta de Planejamento de Natal (Sempla), Joanna Guerra, representou o prefeito Carlo Eduardo na solenidade.

A Prefeitura do Natal, via Sempla, é parceira da UFRN-IMD, fato explicitado pelos participantes da mesa em suas falas, destacadamente na da reitora Ângela Cruz. "Nos sentimentos muito à vontade aqui, pois Natal tem trabalhado incessantemente no desenvolvimento de ações na área de ciência, tecnologia e inovação", salientou Joanna Guerra, elencando algumas iniciativas que atestam "a importante parceria entre a Prefeitura do Natal e o IMD" que possibilitou " subirmos alguns importantes degraus".

A secretaria adjunta citou, como exemplo, “a filiação de Natal à IEEE Smart Cities e a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas e a criação do Programa Natal Cidade Inteligente e Humana, que busca integrar a ciência, a tecnologia e a inovação a partir de soluções urbanas inovadoras que atendam as demandas da população.

Joanna Guerra também ressaltou aprovação, junto à Câmara Municipal do Natal, da Lei de criação do Parque Tecnológico, "por meio do qual incentivaremos o ecossistema de inovação local, contribuindo para a absorção de mão de obra qualificada, geração de emprego e renda, e, consequentemente, para o desenvolvimento socioeconômico da cidade". Ela também creditou a parceria, a realização, em abril de 2018, do Campus Party Natal, a maior experiência tecnológica do mundo, em Natal.

O WCID 2017 está acontecendo nos turnos matutinos e vespertinos, no auditório B205 do IMD, abordando temas como "Segurança da Informação em Cidades Inteligentes", "Segurança Pública e Cidades Inteligentes", "WP Middleware: Visão geral das atividades, avanços e perspectivas" e "Construindo cidades inteligentes e divertidas - Case Playtown".