Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

31/10/2017 08:37
  • Equipamentos públicos na cor azul alertam sobre prevenção do câncer de próstata

A Prefeitura do Natal entra na campanha Novembro Azul e para lembrar aos homens a importância da realização do exame, alguns equipamentos públicos serão iluminados coma cor azul durante o mês. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), responsável pela iluminação pública da Cidade, vai iluminar em azul o Pórtico dos Reis Magos, na entrada da cidade, a Ponte Newton Navarro e o Viaduto da Prudente de Morais, em Lagoa Nova.

Câncer de próstata
A cada 36 minutos, um homem morre no Brasil vítima de câncer de próstata. Segundo dados do Ministério da Saúde, 14.484 homens morreram em decorrência da doença no país em 2015. Chamar a atenção para a necessidade de diagnosticar precocemente esse tipo de câncer, que é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, é um dos objetivos da campanha Novembro Azul, realizada pela organização não governamental (ONG) Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). O mais comum é o câncer de pele não melanoma.

De acordo com a SBU, 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença, o que faz com a taxa de mortalidade chegue a 25% dos pacientes. A hereditariedade é um dos principais fatores de risco para o câncer de próstata. Homens negros têm até 60% mais chances de ter a doença. A indicação é que os homens procurem um médico especializado para monitorar sua saúde e detectar a doença a partir dos 50 anos. Negros ou aqueles com parentes em primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos.