Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

14/11/2017 16:57
  • Conselho Municipal de Tecnologia credencia o Parque Tecnológico Metrópole Digital
Divulgação Sempla
Em reunião extraordinária, na manhã desta terça-feira (14), o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia(COMCIT) do município de Natal, aprovou, por unanimidade, a Carta de Proposição do Parque Tecnológico Metrópole Digital, submetida àquele colegiado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Com a aprovação, o Parque Metrópole está devidamente credenciado junto ao COMCIT e, consequentemente, em consonância com a Lei Complementar Nº 167 de 18/07/2017, que "dispõe sobre a concessão de incentivos fiscais a empresas de Tecnologia da Informação e a Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) integrantes de Parque Tecnológico, localizadas no Município de Natal".

O Parque Metrópole foi criado pelo Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no dia 2 agosto de 2017, e passará a atuar como uma diretoria do Instituto Metrópole Digital, que tem como missão promover a criação e o fortalecimento de um polo de desenvolvimento em Tecnologia da Informação (TI)  no Rio Grande do Norte.

O Parque Tecnológico Metrópole Digital terá sua área física localizada no entorno do campus central da UFRN e englobará a Inova Metrópole, incubadora de empresas do IMD que mantém, hoje, 13 empresas em fase de incubação, 37 em fase de pré-incubação e já graduou outras sete empresas.

Os objetivos do Parque é fomentar, apoiar e desenvolver atividades relacionadas à ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação, integrando a sinergia entre Academia, Governo e Empresas, por meio de atividades orientadas para a geração e/ou uso intensivo de Ciência e de Tecnologia da Informação e Comunicação.

A reunião do COMCIT foi coordenada pela presidente e secretária de Planejamento de Natal, Glenda Dantas, e a Carta de Proposição do Parque Tecnológico Metrópole Digital teve como relator o vice-presidente do Conselho, Carlos André Guerra Fonseca. A proposição foi apresentada aos conselheiros pelo diretor geral do IMD, Ivonildo Rego, e pelo diretor do Parque, Anderson Paiva Cruz.

O Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia foi instituído pela Lei nº 5.550, de 04 de Fevereiro de 2004. É um órgão de natureza consultiva e deliberativa, destinado a orientar a atuação do governo municipal no desenvolvimento científico e tecnológico, bem como julgar os projetos que demandem recursos do Fundo Municipal de Apoio à Ciência e Tecnologia -FACITEC.

O COMCIT é composto pelas seguintes instituições: Secretaria Municipal de Educação – SME, Secretaria Municipal de Saúde – SMS, Controladoria Geral do Município – CGM, Câmara Municipal do Natal – CMN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura – FUNPEC, Universidade Potiguar – UNP, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte - SEBRAE, Federação do Comércio de Bens, Serviços, Turismo do Estado do Rio Grande do Norte – FECOMÉRCIO, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte – FAPERN, Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte – FIERN e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC.