Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

08/02/2018 11:00
  • Pássaros silvestres resgatados em cativeiro são libertados pela Semurb

Fiscais da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) libertaram 44 dos 60 pássaros silvestres resgatados de um cativeiro no Conjunto Pirangi, bairro de Neópolis, zona Sul da Natal. As outras 16 com sinais de maus tratos foram entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para receber os cuidados necessários para depois serem devolvidas à natureza. A soltura ocorreu na tarde desta quarta-feira (7), em locais adequados para a sobrevivência dos animais.

As aves foram resgatadas em operação coordenada pela Semurb na manhã da quinta-feira em parceria com o Grupamento de Ações Ambientais da Guarda Municipal (GAAM|GMN), e a Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Deprema). Houve a aplicação de multa no valor de R$ 30 mil reais.

O supervisor de Fiscalização de Ambientes Naturais e Biodiversidade (Sanbio), Gustavo Szilagyi, explica que a triagem realizada na sede da Semurb visa avaliar o estado de saúde de cada pássaro resgatado, sendo essa uma das principais etapas para que possa ocorrer a soltura.

“Os animais que possuem condições de serem reintegrados a natureza são soltos no mesmo dia em locais protegidos. Já os que não passam na triagem por motivo de maus tratos ou por não serem típicos do nosso bioma são entregues aos cuidados do Ibama, autarquia responsável por cuidar de casos como esse” afirma Szilagyi.

Toda ação em torno da apreensão e da soltura dos animais é registrada por meio de fotos e vídeos que compõem o processo administrativo e criminal que é aberto contra o responsável. A ação coordenada pela Semurb é amparada pela lei federal 9.605/98 e a aplicação da multa, por infração ambiental, pelo Decreto Federal 6.514. “A participação da comunidade denunciando casos como esse é de extrema importância para que o trabalho possa ser mais efetivo”, finaliza Szilagyi.

As denúncias podem ser anônimas e feitas por telefone pelo número 3616-9829 ou ainda presencialmente na Ouvidoria da Semurb.