Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

27/02/2018 16:21
  • Programa Justiça Escola promove capacitação para professores da Rede Municipal
manoel Barbosa

A educação em valores humanos é a base da cidadania. Neste contexto, os professores, coordenadores e gestores da Escola Municipal Professor Berilo Wanderley participaram nesta terça-feira (27), da formação “Valores, Autoestima e Superação” que faz parte das ações do Programa Justiça e Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

O encontro de formação foi dividido em grupos de educadores, com a realização de duas oficinas em horários distintos, realizadas na sede da escola, situada no bairro das Quintas. Em 2018, o programa Justiça e Escola será desenvolvido em mais de 70 unidades de ensino da Rede Municipal de Natal.

A oficina com o tema “Valores, Autoestima e Superação” foi conduzida pela professora formadora Maria de Fátima Mota Moraes Lopes, do Departamento de Atenção ao Educando (DAE) da SME. De acordo com a professora, o objetivo é trabalhar com a educação em valores, tendo em vista a proposta da SME que é trabalhar a educação integral. O professor precisa desses momentos para se encontrar, se identificar e se sentir valorizado. Ver o lado além do cognitivo, com atividades que trabalhe a valorização e autoestima”.

A formação contou com diversas atividades: dinâmicas em grupo contando as características de cada docente, atividade da mochila emocional, trabalharam a música “É Preciso Saber Viver”, composta por Roberto e Erasmo Carlos e a leitura do poema de Charles Chaplin – “Quando me amei de verdade”. Ainda durante toda a formação, os educadores foram submetidos a momentos de reflexões, conversaram e discutiram sobre os valores da autoestima, autenticidade, maturidade, respeito, amor por si mesmo e humildade.

Participante da formação, a diretora pedagógica Sandra Regina de Souza Lins avalia a importância destes momentos na escola. “Sempre participo dos momentos de formações, porque me dão prazer e nos fazem refletir sobre o nosso fazer, agir e em que precisamos mudar. Um encontro desta natureza, motiva bastante os professores e todo o grupo da escola. Faz com que eles conversem, reflitam e expressem suas emoções. Além disso, nós adquirimos um novo olhar e novos conhecimentos”, afirmou a gestora.

Programa Justiça e Escola

O Programa Justiça e Escola é desenvolvido desde 2007, a partir de um convênio entre a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Tendo como objetivo a implementação de uma proposta educativa pautada em valores éticos e de cidadania, respaldada na metodologia – “O Caráter Conta”, com intenção de mediar e explorar os conteúdos dos pilares: Respeito, Responsabilidade, Zelo, Cidadania, Senso de Justiça e Sinceridade.

As ações do Programa Justiça e Escola envolve formação pedagógica para os professores da rede, formação anual para coordenadores e gestores pedagógicos, oficinas temáticas nas escolas, seminários, intercâmbios pedagógicos, palestras, encontro com os pais e familiares e visitas técnicas nas unidades de ensino.

As oficinas nas escolas de Ensino Fundamental e Centros Municipais de Educação Infantil abordam os temas: “Sensibilização”, “Confabulando: das fábulas aos valores”, “Família presente”, “Os valores através da música”, “O zelo nas relações interpessoais” e “LiterArte: os valores através da literatura e da arte”.

As ações formativas dão suporte técnico e estratégico para os professores e demais profissionais da rede municipal de ensino, contribuindo para implementação de uma cultura de paz e para a formação cidadã.