Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

01/03/2018 15:10
  • Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte começa a receber visitas das escolas
Divulgação

O ano letivo começou nas escolas e as aulas de campo já estão sendo programadas como forma de mostrar aos alunos, de forma lúdica, o conteúdo que eles recebem em sala de aula. E o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte já está com a agenda aberta para receber grupos das escolas públicas ou privadas, além de Centros de Acolhimento que fazem trabalhos sociais na capital e interior do RN.

Nesta quinta-feira (1º) a Escola Municipal Prof.ª Zeneide Higino, do bairro Cidade Nova, visitou o Parque da Cidade, dentro do projeto Pelotão da Cidadania, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME). Os alunos, acompanhados de professores, visitaram a torre panorâmica, a sala de exposição dos animais, a biblioteca e receberam orientações de como preservar a natureza. “A equipe do Centro de Educação Ambiental (CEA) do Parque, já fez todo o planejamento e treinamento para receber os grupos agendados com o melhor atendimento possível, como sempre procuramos fazer. Os grupos que quiserem visitar o Parque da Cidade já podem fazer o agendamento pelo telefone 3232-3207”, explica a coordenadora do CEA, Jamila Lorena Pereira Brasil.

Este ano o Parque da Cidade celebra dez anos de funcionamento e o centenário do seu patrono, Dom Nivaldo Monte. Para marcar as datas, vários eventos estão sendo organizados ao longo do ano para o público visitante. O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte vem se consolidando como um espaço para o lazer, a pesquisa, a qualidade de vida e ponto turístico no Município de Natal. Em 2017, a Unidade de Conservação superou a expectativa de público e recebeu uma média de 300 mil visitantes ao longo do ano. Para este ano a expectativa de público é de 330 mil visitantes, podendo ser superada devido aos eventos programados e que atraem um público considerável.

Funcionando diariamente das 5h às 18h, inclusive sábados, domingos e feriados e com estrutura para receber visitantes durante todo o ano, o Parque da Cidade oferece atendimento nas áreas de educação ambiental, de pesquisa científica e de incentivo à leitura, além de espaço amplo para atividades físicas, com 5 km de trilha pavimentada e ciclovia, além de cinco trilhas naturais, que podem ser visitadas mediante agendamento prévio. Possui uma biblioteca que abre de domingo a domingo e oferece espaço de estudo para quem vai prestar concurso, para grupos de estudantes com visitas agendadas pelas escolas particulares e públicas de todo o estado e para o público em geral, com um acervo voltado para a leitura infantil, questões ambientais, autores potiguares e livros escritos em braile para os cegos.

Metas para 2018

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte pretende criar o seu Conselho Gestor e a equipe do Setor de Manejo Ambiental - SMA está elaborando o Plano de Manejo da Unidade de Conservação para ser concluído ainda no primeiro semestre de 2018. Também será concluído o cercamento georeferenciado da Unidade de Conservação e da ZPA - 01, além da sinalização de toda a ZPA, com placas estabelecendo o limite de área para alertar a população sobre a questão do lixo descartado indevidamente e evitar invasões.

De acordo com o gestor, Carlos da Hora, também é meta para 2018 incorporar em uma das trilhas pavimentadas, a “História da Terra”, projeto com fins didáticos e será finalizado o relógio solar, que está sendo construído ao lado do Centro de Produção de Mudas. “Estamos trabalhando muito para cumprir as metas dentro dos prazos estabelecidos e entregar todas essas melhorias para os nossos visitantes em comemoração aos dez anos de funcionamento do Parque da Cidade e o centenário do nosso patrono, Dom Nivaldo Monte. A equipe técnica do Parque está elaborando uma programação de eventos para marcar essas datas tão importantes para nós”, destaca o gestor.