natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
A permanente formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino acontece durante todo o ano letivo por disciplinas específicas. Na manhã esta segunda-feira (12), aconteceu a formação dos professores da disciplina de Artes com encontro para áreas especificas de Ensino das Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. O encontro foi sediado no auditório da Livraria Paullus.
Durante todo o ano irão acontecer 16 encontros com carga horária de quatro horas, recebendo os participantes em dois turnos, e totalizando a participação de 80 professores. Neste primeiro dia foi distribuído um kit com caderno portfólio para registro das atividades e dois cadernos didáticos do Paidéia (UFRN).
“Esse ano a formação docente continuada de Artes tem como tema “O campo pedagógico do Ensino da Arte como experiência” a partir de um estudo dos fundamentos do teórico Jorge Larrosa, vamos desenvolver uma temática para os 16 encontros presenciais, duas aulas de campo e alguns estudos paralelos”, destaca a assessora pedagógica e coordenadora da formação de Artes, professora Adeilza Gomes da Silva Bezerra. A assessora destacou ainda que quatro encontros serão destinados às leituras referentes a base legal do Ensino da Arte no Ensino Fundamental a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A professora Tereza Daniela Cunha Gomes, que ensina na Escola Municipal Professora Maria Alexandrina Sampaio, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), falou da importância da formação para a melhoria do desempenho pedagógico em sala de aula, trabalhando com novas possibilidades de aprendizado. “Eu venho sempre para o curso de formação para melhorar minhas aulas. Porque a gente sempre fica só naquele lado de giz e quadro que não funciona mais. Ainda mais trabalhando com turmas do EJA. Venho para enriquecer minha metodologia, procurar melhores formas de ensino para desenvolver aulas interessantes. Isso sempre acontece quando eu venho na formação. Saio daqui encantada, chego na escola e quero colocar novidades na hora da aula”.
No final do encontro os professores de Artes receberam a certificação da formação do ano de 2017. A formação será complementada com mais quatro encontros vivenciais e de temas transversais com mais 20 horas e duas aulas de campo. A primeira aula de campo será no dia 19 de maio e a segunda aula no mês de outubro, encerrando todo o roteiro de estudos no dia 26 de novembro. Garante o certificado o docente que obtiver uma carga horaria igual ou superior a 75% de frequência.