natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Uma manhã de descobertas encantou as turmas de 8ºs e 9ºs anos da Escola Municipal Santos Reis nesta quarta-feira (14). Em uma visita às atividades da VII Semana do Cérebro ICe-UFRN na Biblioteca do Conhecimento "Virgílio Urbano de Araújo", bairro das Rocas, o grupo de 70 estudantes pode ver de perto pesquisas realizadas pelo Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe-UFRN).
O evento, que integra o movimento mundial Brain Awareness Week, liderado pela The Dana Foundation, oferece gratuitamente exposições e brincadeiras interativas para tornar acessível o conhecimento das neurociências. “A gente procura parcerias para encontrar as pessoas que precisam ter acesso à essa informação, e para isso entramos em parceria com a Prefeitura de Natal e com o SESI”, afirmou o professor pós-doutor da UFRN Eduardo Sequerra.
Participando das atividades, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Judineide Domingos Campos falou sobre a necessidade de parcerias como essa. “Nosso objetivo é permitir que os alunos tenham acesso a outros conhecimentos. Levá-los para a comunidade e para eventos em que ela esteja desenvolvendo é super importante para esse processo de aprendizagem”.
A titular da SME, professora Justina Iva de Araújo Silva destacou a parceria permanente da UFRN com a Secretaria de Educação de Natal. "É muito importante esse tipo de atividade. Nossos alunos participam de atividades que incentivam cada vez mais o desempenho deles em sala de aula".
De acordo com o professor Sequerra, durante a programação estão sendo ofertadas “oficinas interativas em que os visitantes podem fazer experimentos com seus próprios cérebros”. Uma das experiências disponíveis é o uso do aparelho VR Box, que dá ao usuário a sensação de estar em uma montanha russa.
De acordo com o mestrando do Instituto Internacional de Neurociências “Edmond e Lily Safra” Álisson O liveira, com o jogo se “consegue mostrar o ambiente de realidade virtual, que é um ambiente imersivo”.
A diretora da Escola Municipal Santos Reis, Giuliana de Oliveira, conta que é a segunda vez que leva seus alunos para Semana do Cérebro. “A relevância de a gente trazer nossos estudantes é, principalmente, o despertar para a ampliação do conhecimento deles. Estar em contato com a Universidade e suas pesquisas é de uma importância fundamental”, afirmou.
Para o aluno Eduardo Silva, de 16 anos, participar do evento foi muito interessante. Ele destacou os trabalhos sobre drogas e afirmou que gosta quando a escola oferece aulas de campo: “Ficar sempre em sala de aula é cansativo, e aqui, por exemplo, a gente pode aprender mais e usar nas atividades da escola”.
Além dos estudantes da unidade de ensino Santos Reis, participaram da programação os componentes da Banda de Música da Escola Municipal Ferreira Itajubá, Severino Cordeiro, que se apresentaram na abertura da programação no bairro das Rocas.