Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

17/03/2018 14:31
  • Prefeito participa da formatura da primeira turma de Agentes Mirins de Trânsito
Marco Polo Veras

O Prefeito de Natal, Carlos Eduardo, participou na manhã deste sábado (17) da formatura da primeira turma de Agentes Mirins de Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). A cerimônia aconteceu no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte e contou com a presença da secretária municipal de Mobilidade Urbana, Elequicina Santos, do senador Garibaldi Alves, da primeira-dama e secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Andrea Ramalho, e diversos vereadores do município.

“É uma questão de educação, essas crianças desde cedo já aprendem noções de respeito à vida e respeito às leis de trânsito. E é assim que a gente melhora uma sociedade, então a Prefeitura fez certo apostando em educação”, disse o prefeito Carlos Eduardo.

O objetivo principal do projeto “Agente Mirim de Trânsito” é formar as crianças para exercício da cidadania e da ética no trânsito, possibilitando a multiplicação desses conhecimentos, visando a segurança individual e coletiva. O projeto está sendo levado às escolas públicas da cidade e é divido em três fases: a primeira fase que preparar a criança para ser cidadã no trânsito e multiplicar o conhecimento adquirido; a segunda e terceira fases que proporciona à criança uma compreensão maior sobre a função do agente mirim, participando inclusive de algumas vivências e experiências no trânsito que são realizadas pela STTU com foco na redução de acidentes e melhoria da segurança.

O aluno Dayvison de Lima, 9 anos, da Escola Balãozinho Mágico, achou muito legal o curso: "Foi muito legal participar do curso porque eu aprendi sobre as leis de trânsito e vou poder orientar meus pais e outras pessoas sobre o que é certo e errado no trânsito", disse Dayvison.

Na ocasião, foi inaugurada a Escolinha de Educação de Trânsito que tem a missão de valorizar a vida no trânsito e multiplicar as boas práticas, valores e atitudes na mobilidade urbana. Foram capacitados, nesse primeiro momento, os alunos da Escola Municipal Madalena Xavier de Andrade e o Jardim Escola Balãozinho Mágico. A maquete do trânsito ficará no Parque da Cidade durante trinta (30) dias com visitação aberta ao público e depois partirá pra outros locais, será itinerante.

“Gostaria  de agradecer ao Prefeito Carlos Eduardo por viabilizar esse momento, saudar os nossos instrutores que conseguiram junto comigo realizar esse feito”, disse a Secretária Elequicina Santos.