Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

20/03/2018 08:55
  • Parque da Cidade celebra Dia Mundial das Florestas com plantio de mudas nativas
Assessoria Parque da Cidade

Nesta quarta-feira, 21 de março, é comemorado o Dia Mundial das Florestas. Tendo em vista que as florestas são, sem dúvidas, uma das maiores riquezas naturais de nosso planeta, em todo o mundo serão feitas ações para celebrar a data. Em Natal, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte vai promover o plantio de mudas nativas, a partir das 8h da manhã. A ação vai ocorrer na rua Largo da Pedra, uma das entradas do conjunto Cidade Satélite, no bairro Pitimbu (onde ficava o Circo Grock). Na ocasião, será feito o lançamento do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD, coordenado pelo Setor de Manejo Ambiental do Parque da Cidade, e vai contar com a participação das crianças e adolescentes do Projeto Amana – Agente Mirim Ambiental de Natal – além de convidados. 

 

“Nós vamos aproveitar essa época de chuva para dar início ao nosso projeto e fazer o plantio das mudas nativas que foram produzidas no Centro de Produção de Mudas do Parque da Cidade. Para dar início, escolhemos uma das áreas da ZPA – 01 que estava sofrendo muitos impactos danosos ao meio ambiente, tais como, incêndios, depósito de lixo, de restos de poda e de resíduos de construção, além do plantio de plantas exóticas e a impermeabilização do solo com pequenas construções”, explica o chefe do Setor de Manejo Ambiental, Uilton Campos. 

 

Para deixar a área própria para o plantio, foi feita a retirada de lixo e entulhos e o cercamento do local, além de colocação de placas com informações de que se trata de área protegida por lei, cujo uso sem autorização ou invasões configura crime ambiental. “Para essa ação, o Parque da Cidade contou com parcerias da Urbana, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), além dos funcionários do setor de Manejo Ambiental, que fez todo o cercamento e colocação das placas”, revela Uilton Campos. Os moradores vizinhos agora serão beneficiados com a qualidade de vida que a natureza oferece e foram convidados a colaborar com a proteção da área regando as plantas, sempre que possível, e denunciando o uso indevido por meio do telefone 3232-3028. 

 

O PRAD será efetivado em várias áreas dentro Parque da Cidade e na Zona de Proteção Ambiental – 01, onde ele está inserido. Para o gestor do Parque da Cidade, Carlos da Hora, fazer esse trabalho de recuperação, também, em toda a área que circunda o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte é importante para manter a qualidade de vida dos natalenses. “Nós já fazemos um trabalho de educação ambiental no Parque da Cidade e agora tomamos a responsabilidade por toda a ZPA -01. Já fizemos a limpeza, o cercamento e agora iremos fazer o plantio das mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. O Parque da Cidade está na contramão de todo o resto e, enquanto aumentam os desmatamentos, nós produzimos as mudas e fazemos o plantio. E o mais importante é que nós estamos conseguindo trazer o apoio dos vizinhos para ajudar na conservação dessa área tão importante para o bairro onde eles moram e para a cidade”, comemora o gestor. O PRAD prevê o plantio de mais de duas mil mudas nas áreas degradadas da ZPA-01.

Importância da Data

 

O Dia Mundial das Florestas surgiu em 1971 e a data foi estabelecida para coincidir com o início da primavera no hemisfério norte. De acordo com a ONU estimam-se que aproximadamente 31% de toda a Terra seja recoberta por florestas. No Brasil, elas ocupam, em média, 61,5% de todo o território nacional. 

 

Entretanto, esses números podem ser facilmente mudados, uma vez que a destruição desses biomas é cada vez maior, principalmente em razão do avanço da agropecuária e da exploração ilegal dos recursos. As florestas são importantes fontes de biodiversidade e estão relacionadas com a absorção de dióxido de carbono, com a estabilidade do clima e com a proteção do solo, além de fornecerem matéria-prima para a fabricação de vários produtos e medicamentos.

 

O foco principal da data é que todos entendam como as florestas são importantes para todos os seres vivos e a necessidade de um uso racional de seus recursos.




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css