Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

20/03/2018 10:47
  • Natal possui estratégias pioneiras em monitoramento e combate ao Aedes aegypti
Divulgação SMS

A Secretaria de Saúde de Natal possui duas estratégias principais de combate e monitoramento às arboviroses: as Ovitrampas e as Estações Disseminadoras de Larvicida, conhecidas como armadilhas disseminadoras. O setor que atua como linha de frente no monitoramento e combate às arboviroses em Natal é o Núcleo de Entomologia da SMS, que funciona no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no bairro de Morro Branco. 

 

As Ovitrampas fazem parte de uma estratégia de monitoramento, na qual os agentes de combate às endemias coletam e analisam os ovos que são postos nos recipientes. Por isso, a frequência do contato dos agentes com as armadilhas postas em campo é muito maior, uma vez que os dados coletados são essenciais para análise da situação vetorial de cada local. 

 

Já as armadilhas disseminadoras funcionam de forma diferente. Elas são uma forma de combate direto ao mosquito, e sua instalação na cidade de Natal foi feita após a realização de uma capacitação ministrada pela pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Elvira Zamora Perea.  

 

As Estações Disseminadoras de Larvicidas são confeccionadas utilizando um recipiente de plástico, um pedaço de pano, água e 5g do pesticída Pyriproxyfen. O pesticida, originalmente em pó, é diluído em água até formar uma massa que possa ser distribuída com um pincel. O intuito é que o mosquito, ao entrar em contato com a armadilha, fique com o produto nas patas, levando-o então para outros criadouros. 

 

A aplicação das Estações Disseminadoras de Larvicida faz parte de um projeto em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz e terá a duração de dois anos. Se bem sucedido, como já foi em outras localidades do país e da América do Sul, o resultado do projeto contribuirá para que a estratégia seja adotada como oficial pelo Ministério da Saúde. 




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css