Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

20/03/2018 15:10
  • NAC reúne 470 professores para discutir avaliação diagnóstica
Manoel Barbosa

O Núcleo de Alfabetização com Todas as Letras (NAC) da Secretaria Municipal de Educação de Natal deu início, nesta terça-feira (20), às atividades de Formação Continuada 2018 dos professores dos Anos Iniciais (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental). Realizado no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), o evento deve reunir, até o dia 22 em dois turnos, e distribuídos em salas distintas, cerca de 470 educadores com o objetivo principal de discutir a avaliação diagnóstica.

Este é o primeiro encontro do NAC após a abertura dos trabalhos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). De acordo com a assessora do Departamento de Ensino Fundamental, professora Régia Maria Silvestre, coordenadora do NAC, as discussões estão sendo em torno de “como receber a criança, construir um ambiente alfabetizador para, a partir do diagnóstico, ser feito o levantamento de quantas crianças não estão alfabetizadas e decidir quais as intervenções necessárias para aumentar esse número”.

Na pauta de atividades também estão a apresentação do programa anual, dos referenciais teóricos a serem trabalhados, além da parceria realizada com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Todas as programações são voltadas para os desafios e o alcance das necessidades inerentes à alfabetização.

Para a professora Geuza Miranda, que está reiniciando este ano seus trabalhos na Rede Municipal lecionando na Escola Municipal Professora Josefa Botelho, a formação permite um encontro importante com outros educadores para troca de experiências. “De manhã eu estou em sala, e à tarde eu fico buscando práticas na internet. Aqui eu espero conseguir mais bagagem, tirar sugestões de outras escolas”.

Segundo Ubiracira Bezerra, professora da Escola Municipal Henrique Castriciano e educadora da Rede Municipal há 18 anos, as formações “só vêm a contribuir porque se pode conhecer a realidade das outras escolas que passam pelos mesmos problemas e, mas que também têm as mesmas possibilidades positivas”.