Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

20/04/2018 16:11
  • Programa Semente Cidadã adquire fardamento e equipamentos com recursos do Juizado Criminal

O Programa Semente Cidadã da Guarda Municipal do Natal (Prosemc/GMN) recebeu, na quinta-feira (19), um novo fardamento e equipamentos adquiridos com recursos provenientes do Sistema de Gerenciamento de Prestações Pecuniárias (Sigpec) do 1º Juizado Especial Criminal da Comarca de Natal (Jecrim). A ação aconteceu nas instalações do Ginásio Nélio Dias, onde são realizadas as atividades do Prosemc, e contou com as presenças do secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), João Paulo Mendes, do juiz titular do 1º Jecrim, Agenor Fernandes, e do comandante da GMN, Alberfran Grilo.

O material entregue para utilização das 180 crianças e adolescentes que são atendidos regularmente com atividades educativas, esportivas e culturais realizadas dentro do Programa Semente Cidadã, constou de 155 coletes para a prática esportiva, 16 bolas de futsal, dez bolas de voleibol, dois notebooks, um projetor, uma tela de projeção, além de cinco apitos profissionais, três bombas de encher bolas e dois cronômetros digitais. No total, foram investidos recursos na ordem R$ 14.754,39.

Na ocasião, o guarda municipal e coordenador do Programa Semente Cidadã, Cláudio Paiva, mostrou ao juiz Agenor Fernandes as instalações e as atividades de segurança preventiva conduzidas no Prosemc. O magistrado constatou a prática desportiva exercida pelas crianças e adolescentes do Programa e a participação das famílias, a exemplo das aulas de danças que são oferecidas ás mães e parentes dos beneficiados com a ação social da Guarda Municipal do Natal.

O juiz Agenor Fernandes teve a oportunidade de ouvir relatos de pais que têm crianças atendidas pelo Prosemc e falou para os beneficiados e familiares conversando sobre os princípios necessários para balizar uma sociedade sadia, apontado para o respeito ao próximo, para a responsabilidade dos pais com seus filhos e dos filhos com os estudos. “É um prazer poder contribuir com o programa e fazemos o alerta para que as famílias sempre participem da educação de seus filhos, pois isso é importante para a formação cidadã deles”, comentou.

O secretário da Semdes, João Paulo Mendes, agradeceu a contribuição do 1º Jecrim e considerou a aprovação como uma mostra da seriedade da gestão municipal em trabalhar segurança pública e cidadania com um viés preventivo na infância e adolescência. “Ficamos felizes com a contribuição e dessa forma o Juizado Especial Criminal de Natal se une a Prefeitura fomentando cidadania, levando para crianças e adolescentes uma perspectiva de vida sadia, longe da violência e da criminalidade”, concluiu.