Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

20/04/2018 19:18
  • Prefeito Álvaro Dias dá posse a novos conselheiros do Comdica
João Maria Alves

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, deu posse, na tarde desta sexta-feira (20), aos novos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), para o biênio 2018/2020. A posse ocorreu na Casa dos Conselhos Municipais, rua Trairi, 784, Petrópolis. A secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social, Ilzamar Pereira, e a presidente do Comdica, Ivanise Laurentino, acompanharam o prefeito na solenidade.


Álvaro Dias destacou a importância dos trabalhos voltados para a sociedade no intuito de diminuir as diferenças sociais existentes, lembrando que trata-se de um problema histórico, mas que os governos têm obrigação de reverter o quadro.  “Os poderes públicos têm a obrigação e o dever de investir em programas sociais para atender, equilibrar  e procurar diminuir, pelo menos, as grandes desigualdades sociais  que existem no nosso país. E nós vamos fazer isso. Vamos procurar resgatar a dívida social que o nosso país tem com as classes menos favorecidas através de um trabalho efetivo, eficaz e consistente na área social”, afirmou o prefeito. 


A secretária municipal do Trabalho e Assistência Social, Ilzamar Pereira, parabenizou o trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos pelo Conselho e destacou a importância das ações realizadas entre a sociedade civil e a administração municipal. “O Conselho é o local ideal para haver este diálogo, da rede proteção à infância e à juventude, com uma sociedade civil que vem se qualificando e qualificando também as ações”, afirmou. 


A secretária lembrou ainda  da contribuição que as pessoas podem fazer  para o Fundo da Infância e Adolescência, através da declaração de Imposto de Renda, Paranoá contribuintes que têm imposto a pagar. Com esses recursos do Fia direcionados aos Conselhos Municipais, somente em Natal desde 2015 foi possível aplicar cerca de R$ 500 mil em projetos que atendem cerca de 2.500 crianças e adolescentes. No entanto, o trabalho precisa ser ampliado. No Rio grande do Norte, cerca de 30 municípios têm Conselhos organizados e somente desta forma é possível os programas desenvolvidos serem inseridos nos recursos do Fundo. 


Ivanise Laurentino, presidente do Comdica, agradeceu o apoio dado pela Prefeitura do Natal, através da Semtas, e se disse honrada por acolher os novos integrantes. Ela também agradeceu aos conselheiros que vêm contribuindo com as políticas públicas da cidade na área da infância e juventude, com bons resultados nos últimos anos. 

 

O colegiado do Comdica é formado por sete representantes da sociedade civil e sete representantes da administração municipal, todos com seus respectivos suplentes. A plenária para eleger a nova presidência será realizada na próxima semana.


O objetivo do Conselho é a garantia, promoção e defesa dos direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), bem como a deliberação e acompanhamento das políticas públicas dentro do município de Natal. O Conselho foi criado pela lei nº 5.759, de 16 de novembro de 2006.


 

Acompanharam o prefeito Álvaro Dias na posse dos novos conselheiros, a secretária da Semtas,  Ilzamar Pereira, o secretário de Governo, Jonny Costa, o vereador Kléber Fernandes, além de representantes da sociedade civil, secretários da administração municipal. 

 


A atual formação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Natal, com seus titulares e respectivos suplentes é:


 

NÃO GOVERNAMENTAIS


APAE – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS 

Maria Alzira Correia 

Suely de Andrade Freire


ATITUDE COOPERAÇÃO 

Ewerton Dantas Cortez

Eduardo Ataíde 


CIEE - CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA

Vitória Lúcia Fernandes

Daniela Diniz 


CASA DO MENOR TRABALHADOR DE NATAL

Irmã Márcia Belarmino

Ieda Fernandes Gomes 


CASA DURVAL PAIVA

Rilder Campos 

Maria Neide Borba 


ALDEIAS INFANTIS SOS BRASIL

Elisama Barbosa 

Frans Johan Kranen 


JUNIOR ACHIEVEMENT DO RIO GRANDE DO NORTE

João Hélio Cavalcante

Mirian Souto Louzano 


 GOVERNAMENTAIS
 


Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social

 Ivanise Laurentino da Silva

 Ivana Vieira


Secretaria Municipal de Planejamento

  Ana Carolina Jacinto de Carvalho 

 Ana Cristina Silva Xavier


Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

 José Marques Costa Neto  

  Lucrécio Siminéa de Ararújo


Secretaria Municipal de Governo

 Magna Viviana Lopes Teixeira

Wesley de Lima Caetano


Secretaria Municipal de Saúde

Érica Morais Antunes 

Fabíola Andréa Leite de Paula


Secretaria Municipal de Educação

 Vânia Lúcia de Lima 

 Teresa Cristina Coelho dos Santos


Secretaria Municipal de Cultura

 Marcos Antônio Porfirio Batista 

Carlos Roberto da Silva Furtado Balduino




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css