Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

08/05/2018 16:22
  • Semtas identifica Jovens que estejam aptos a participar do Programa Aprendiz da Caixa

Com o objetivo de garantir que jovens em situação de vulnerabilidade social participem da seleção do “Programa Aprendiz”, da Caixa Econômica Federal (CEF), a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), está mobilizando as equipes dos Centros Públicos de Emprego Trabalho e Renda e dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), nas quatro regiões administrativas do município, para identificar e encaminhar os adolescentes que tenham o perfil necessário para participar do programa.

O programa da CEF prioriza adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade social, com renda igual ou inferior a R$ 477,00; que esteja na faixa etária entre 15 anos à 16 anos e 06 meses (o limite de idade não se aplica aos aprendizes com deficiência, mas é obrigatório apresentação do laudo médico); que esteja cursando o 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou equivalente na Educação de Jovens e Adultos reconhecido pelo MEC, possua Carteira de Trabalho; esteja matriculado no turno matutino ou noturno e não tenha sido aprendiz da Caixa anteriormente.

Os Jovens Aprendizes da Caixa receberão remuneração no valor de R$ 954,00 mais auxílio-alimentação de R$110,00 por mês; além de Vale Transporte, FGTS e INSS.

“Através da parceria com as equipes dos Centros Públicos de Emprego Trabalho e Renda da Semtas e dos Cras, procuramos identificar o adolescente que esteja inserido no perfil que o programa exige para orientá-lo e ajudá-lo com a documentação necessária. Este programa Aprendiz da Caixa Econômica Federal é importante na medida em que busca inserir jovens no mercado de trabalho oportunizando o primeiro emprego e a inclusão social”, explica a Diretora do Departamento de Desenvolvimento e Qualificação Profissional, Margarete Pereira.

A seleção será feita através de análise documental. Os candidatos devem entregar a documentação no dia 11 de Maio, dasS 15h ÀS 16h, no Centro de Integração Empresa/Escola (CIEE), que fica na Avenida Prudente de Morais, 6055, Candelária.

Para participar da seleção é necessário apresentar os seguintes documentos:

Cópia de CPF e identidade;

CPF e RG do pai/mãe ou responsável legal;

Carteira de trabalho;

Comprovante de residência (água, luz ou telefone);

Cartão do SUS,

Número de Inscrição Social- NIS,

Atestado de pobreza,

Cartão Bolsa Família,

Comprovante de renda de todos que trabalham na residência ou declaração de renda familiar (escrita do próprio punho e assinada por seu representante legal),

Declaração escolar atualizada e histórico escolar com notas e frequência de 2018.