Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

15/05/2018 12:15
  • Secretaria de Defesa Social realiza I Workshop Municipal de Cidadania LGBT

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) realiza na próxima quinta-feira (17), o I Workshop Municipal de Cidadania LGBT. A atividade organizada para ser iniciada às 9h e se estender até as 17h, vai acontecer no auditório do IFRN, no bairro de Cidade Alta, e faz parte da programação da I Semana de Cidadania LGBT promovida pela Prefeitura do Natal.

A data programada para o Workshop, 17 de maio, é a mesma em que é comemorado o Dia Internacional contra a Homofobia. Nesse sentido, a ação busca utilizar esse período do ano para intensificar no meio social as ações de conscientização sobre os direitos dessa minoria, promovendo o respeito, a tolerância e o combate ao preconceito, a discriminação e a violência que vitima a comunidade LGBT. 

A programação do I Workshop Municipal de Cidadania LGBT contempla uma abertura com apresentações culturais. Logo em seguida, será formada uma mesa redonda onde vai ser debatido os desafios e as perspectivas do segmento LGBT no âmbito do município do Natal. Serão formados seis grupos de trabalho com assuntos específicos da pauta em questão, abordando os temas: Lésbicas; Gays; Bissexuais; Mulheres Travestis; Mulheres Transexuais; e Homens Transexuais.

O momento vai contar com uma plenária onde todos os grupos de trabalho iram apresentar suas conclusões, apontando sugestões e planos focados numa política pública que reforce a segurança social e os direitos da cidadania LGBT. 

Ao final do evento, os representantes das entidades civis e instituições presentes no Workshop elaborarão um documento denominado “Carta de Intenções”, onde estará documentada as principais reivindicações do segmento LGBT. A Carta será direcionada ao Executivo Municipal objetivando contribuir com a gestão na promoção de políticas públicas nessa área.

A Semana de Cidadania LGBT de Natal foi instituída por meio da Lei 6.753 de 26 de dezembro de 2017. A legislação confirma a semana no calendário oficial do município e determina que a mesma seja celebrada anualmente na terceira semana do mês de maio. Nesse período, também é comemorado o Dia Internacional contra Homofobia, com data estipulada para 17 de maio. 

Além da Semdes, a I Semana Municipal de Cidadania LGBT envolve as secretarias de Governo (SMG), de Educação (SME), de Trabalho e Assistência Social (Semtas), de Saúde (SMS), de Esporte e Lazer (SEL), de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul), de Turismo (Setur), e de Serviços Urbanos (Semsur). 

As inscrições para participação no I Workshop Municipal de Cidadania LGBT podem ser efetivadas acessando o link: Incrições LGBT.

 
 




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css