Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

16/05/2018 09:03
  • Moradores da Zona Leste podem apresentar sugestões em plenária

O Orçamento Participativo de Natal (OP Natal) 2018 inicia a partir deste sábado (19), sua segunda etapa, que é a de realizações das Plenárias nas quatro regiões administrativas da cidade. A primeira plenária será na região Leste, no Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão - Praça Augusto Severo, s/n, Ribeira, das 14h às 18h. As sugestões das comunidades serão encaminhas para integrar o Orçamento Municipal do ano seguinte.

 

Com periodicidade anual, o Orçamento Participativo é um mecanismo de gestão democrática por meio do qual o poder público compartilha com a sociedade civil as decisões sobre como e onde serão gastos parte dos recursos públicos municipais, definindo as obras e/ou os serviços prioritários a serem executados pela administração no ano subsequente. Ao final, ocorre a Conferência Municipal do Orçamento Participativo, momento de apresentação das prioridades eleitas pela população.

 

A secretária de Planejamento, Virgínia Ferreira, destaca que o orçamento participativo constitui a ampliação do processo democrático favorecendo a participação dos cidadãos na gestão pública. “Não apenas a título de informação, mas na atuação no processo decisório.  A consciência cidadã é uma construção diária. O exercício da cidadania contribui para as ações e planejamento da Cidade”, afirma.

 


A população pode apresentar as sugestões durantes as Plenárias Regionais Deliberativas, que elegem delegados representantes e discutem as ações a serem priorizadas pela administração municipal. As datas das reuniões regionais deste ano foram definidas e vão acontecer em quatro sábados seguidos: Zona Leste será dia 19/05 - no Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão - Praça Augusto Severo, s/n, Ribeira; no sábado seguinte (26/05), na Zona Oeste, local a definir; na Zona Norte será no dia 02/06, na Escola Municipal Iapissara Aguiar, Rua Ilhéus, S/N – Potengi; e na Zona Sul, dia 09/06, local a definir. Todos os encontros serão realizados das 14h às 18h.

 

De acordo com a secretária adjunta de Planejamento, Joanna Guerra, em cada plenária serão selecionadas três ações em uma ou mais áreas. ”Nas plenárias, a participação dos moradores é fundamental, pois, quanto maior a participação com sugestões, mais recursos podem ser destinados para a região”, destacou.

 

A participação popular também pode acontecer de modo virtual. Até o dia 30 de junho está disponível no site da prefeitura (www.natal.gov.br) o formulário do Orçamento Participativo Virtual Natal 2018 para preenchimento, uma oportunidade para quem não pode estar presente nos encontros presenciais participar do processo de execução do OP Natal.




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css