Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

18/05/2018 12:09
  • CGTI discute soluções tecnológicas para a gestão do município de Natal

A Prefeitura do Natal reativou o Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Inovação Tecnológica (CGTI) que promoveu reunião para deliberar sobre assuntos voltados ao uso de tecnologias na gestão municipal. A reunião foi no auditório da  Secretaria de Planejamento e teve a coordenação da secretária da pasta, Virgínia Ferreira, e contou com a participação das nove secretarias que compõem o comitê.

Entre outros assuntos, a pauta teve como destaque a discussão sobre os critérios para a liberação de acesso às redes sociais, a partir da internet da Prefeitura; a necessidade de processo licitatório para contratação de empresa especializada na prestação de serviços técnicos na área de TI, para dar suporte ao software público de gestão e-Cidade; e a premência de elaboração de software para o programa 'Minha Casa Minha Vida'.

A secretária Virgínia Ferreira ressaltou a importância desse novo momento da CGTI. Segundo ela, "diante de um mundo cada vez mais tecnológico, é imprescindível não se ter um olhar permanente sobre as ferramentas de gestão que a tecnologia oferece". Disse que a "participação de todas as secretarias que compõem o comitê, na reunião, é uma prova do comprometimento dos que fazem a gestão de Natal".

O CGTI  foi instituído pelo Decreto Municipal de N.º 10.123, de 12 de novembro de 2013 e sofreu alteração pelo Decreto de Nº 10.198 de 17 de fevereiro de 2015. Ele é formado pelos titulares de nove secretarias municipais, que têm como suplentes os seus secretários adjuntos.

Integram o Comitê as secretaria: de Planejamento - SEMPLA; Tributação - SEMUT; Administração - SEMAD; Educação – SME; Saúde - SMS; Trabalho e Assistência Social – SEMTAS; Mobilidade Urbana - STTU; Meio Ambiente e Urbanismo - SEMURB; e a Secretaria Municipal de Governo - SMG.

A coordenação Geral do Comitê é da secretária de Planejamento, Virgínia Ferreira, e a coordenação Técnica do servidor Clayton Luiz de Melo Liberato, lotado na Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação da SEMPLA.

O Comitê tem vinculado a ele uma Coordenação Executiva de Tecnologia da Informação e Inovação Tecnológica (CETIT), composta por servidores que são gestores de tecnologias nas secretarias. A coordenação é da servidora Renata Fernandes Aranha, diretora do Departamento de Integração de Informações da SEMPLA.

A CGTI tem como competência acompanhar o cumprimento das diretrizes, das estratégias e dos objetivos definidos no Plano Diretor de Tecnologia da Informação; priorizar e recomendar projetos dos diversos órgãos e entidades que compõem a Administração Direta e Indireta, estabelecidos no Plano Diretor de Tecnologia da Informação; coordenar a elaboração e a revisão de políticas, normas e diretrizes com a finalidade de assegurar que as ações ligadas à tecnologia da informação e de inovação tecnológica estejam alinhadas com a missão institucional.

E mais: estabelecer as diretrizes gerais de planejamento, organização e execução das atividades e recursos de tecnologias da informação; estabelecer as normas gerais relativas às aquisições, contratações e utilização de tecnologias da informação; aprovar os planos gerais de informatização dos diversos órgãos e entidades que compõem a Administração Direta e Indireta do Poder Executivo; elaborar e aprovar seu Regimento Interno, de forma a definir os procedimentos para o seu funcionamento.