Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

21/05/2018 09:51
  • Reflexão sobre o movimento Maio Amarelo chega às universidades
Divulgação STTU

A reflexão sobre o movimento Maio Amarelo ganha nesta semana mais um importante espaço para o debate e a conscientização da sociedade: as universidades e faculdades de Natal. É mais uma etapa das ações de educação para mobilidade visando reduzir a violência no trânsito.

Nesta segunda-feira (21), às 19h, a Estácio (unidade da Av. Alexandrino de Alencar) recebe para uma mesa redonda a pedagoga Alcina Pereira, o filósofo Guto de Castro e mais um grupo de convidados – entre alunos e professores. Na terça-feira (22), às 19h, o encontro será com os professores, alunos e convidados da UnP (Unidade da Nascimento de Castro).

Para Guto de Castro, a ideia do tema do Maio Amarelo 2018 com foco na máxima de que “Nós somos o trânsito” foi muito bem construída. Todavia, se nós somos o trânsito, o que de fato nos falta para viver essa humanidade na via pública na mobilidade?”, questiona e continua: “Será que precisamos de leis que nos obriguem a ser humano com os outros, inclusive, no trânsito?”.

A mesa contará também com a pedagoga Alcina Pereira, do Departamento de Educação de Trânsito da STTU. Alcina Pereira destaca que o “trânsito é um espaço de convivência entre pessoas de todas as idades e conhecimentos diferentes e garantir o direito de ir e vir do outro – com segurança – é dever de todo cidadão", afirma.

O Movimento Maio Amarelo foi criado com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos governamentais, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.