Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

21/05/2018 14:28
  • Agentes mirins realizam ação de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes
Divulgação Semdes

As crianças do projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana) reforçaram as ações de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Os alunos do Amana efetivaram as medidas de conscientização social em dois pontos na última sexta-feira (18), sendo no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte e no bairro de Cidade Nova, que faz limite com a Zona de Proteção Ambiental 01. O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e operado por agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN).

A movimentação iniciou cedo com uma blitz educativa realizada nas proximidades do Centro de Educação Infantil Marize Paiva, em Cidade Nova. As crianças levaram para a rua cartazes alertando a sociedade sobre a necessidade de denunciar as autoridades competentes sobre qualquer ato de abuso e de exploração sexual contra crianças e adolescentes. Foi divulgando o disque 100, canal de denúncia e os motoristas parados durante a blitz receberam esclarecimentos e folders informativos sobre como agir diante de delitos dessa natureza.

De acordo com o guarda municipal e coordenador do Amana, Marconi Lucas, o ato de esclarecimento à sociedade alcançou dezenas de pessoas durante todo o dia. “Conseguimos informar muitas pessoas, pois o assunto é sério e muito recorrente, com casos gravíssimos, inclusive no próprio núcleo familiar, e têm que ser combatido”, comentou.

Outro ponto alertado pelo coordenado do Amana foi relacionado aos canais de denúncia que funcionam regularmente todos os dias da semana. “Qualquer caso suspeito deve ser denunciado pelo disque 100, que funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive feriados”, concluiu.