Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

22/05/2018 14:49
  • Educação inicia Formações em Serviço para educadores infantis
Manoel Barbosa

A Secretaria Municipal de Educação de Natal, por meio do Departamento de Educação Infantil (DEI), realizou na noite da segunda-feira (21) a abertura das Formações em Serviço para os educadores infantis, coordenadores e gestores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O evento aconteceu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), com o objetivo de oferecer aprimoramento contínuo voltado para as práticas utilizadas nas creches.

A palestra de abertura teve como tema “A sutileza do trabalho docente com bebês e crianças pequenas: novos olhares, grandes desafios”, ministrada pelas professoras Cristina Diniz e Alderly Carvalho. As formações são “A criança e as práticas socioafetivas na perspectiva do sentir-pensar-agir: da sensibilização à conscientização” e “Diálogos na Educação Infantil: práticas pedagógicas para crianças de zero a três anos”.

De acordo com a diretora do DEI/SME, Cristina Diniz, no momento há uma necessidade de dedicar-se às questões voltadas para o trabalho com as crianças de zero a três anos na Rede. “Nós temos uma literatura e uma experiência muito vasta com as crianças maiores, de quatro a cinco anos e 11 meses, mas com as crianças pequenas, sentimos que precisamos de mais formação”, afirma.

Para atender a demanda, os cursos estão sendo ofertados de maneira presencial, por meio de atividades vivenciais que relacionam teoria e prática, sendo desenvolvidos até o mês de novembro. As aulas serão ministradas por assessoras do Departamento de Educação Infantil da SME.

A educadora infantil Tamar da Silva, do Centro Municipal de Educação Infantil Amor de Mãe, afirma que a oportunidade de participar de formações é muito importante. “Renova nossa prática, nosso ‘fazer pedagógico’. Estamos em sala de aula no dia-a-dia e precisamos estar em formação continuada para aprender novos olhares”, conta.